Dakar 2018: Sam Sunderland é o primeiro líder e Joaquim Rodrigues ficou de fora

Estão completos os primeiros 31 quilómetros cronometrados do Dakar 2018. Após os primeiros momentos da prova, que partiu de Lima no Peru, os pilotos tiveram pela frente um total de 272 km, 31km dos quais em especial que os levou a Pisco.
Uma etapa inaugural que fica marcada pelo violento acidente de Joaquim Rodrigues (Hero) que acabou transportado de helicóptero para o hospital.
Na tabela de tempos, o vencedor da edição 2017 da prova, o britânico Sam Sunderland (KTM) foi o mais rápido nesta primeira etapa ao percorrer os 31km de especial em 20m56s, relegando para a segunda posição o frances Adrien Van Beveren (Yamaha) que gastou mais 32s que o piloto da KTM
No terceiro posto ficou o melhor representante da Husqvarna, Pablo Quintanilla que cedeu 55s para Sam Sunderland, sendo seguido por Joan Barreda, que foi o melhor piloto da Honda a 56s do primeiro. Num dia onde foram registadas as primeiras diferenças, ainda que ligeiras entre os pilotos, destaque para Kevin Benavides (Honda) que perdeu 1m52s neste primeiros quilómetros do Dakar tendo terminado no 10º lugar da etapa.
Nota ainda para o português Fausto Mota (KTM) que terminou a primeira etapa na 67ª posição a 9m04s do vencedor e segundo agora o único luso em prova na categoria de motos.
Classificação provisória da 1ª etapa Aqui