DS aposta no DRIVER ASSIST MONITORING

29/06/2020

A inovadora tecnologia da DS Automobiles que monitoriza o estado de alerta do condutor tornou-se numa referência antes da chegada do ano de 2022, quando irá entrar em vigor a regulamentação europeia que estabelece a obrigatoriedade dos sistemas de alerta de fadiga em todos os automóveis novos à venda no mercado da UE.

A adoção destas novas regras irá converter os alertas de sonolência ou de distração ao volante em equipamentos obrigatórios nos automóveis em circulação no espaço europeu. Em Portugal, e segundo os últimos dados da APCAP (Associação Portuguesa das Concessionárias de Autoestradas e Pontes com Portagem), nos acidentes associados à ação do condutor, a falta de atenção e a sonolência foram responsáveis por 32,5 por cento dos acidentes nas autoestradas portuguesas.

A DS Automobiles coloca-se, assim, na vanguarda em termos de desenvolvimento de equipamentos de segurança com a integração da tecnologia DS DRIVER ATTENTION MONITORING, através da qual ajuda o condutor a manter a sua concentração ao volante, impedindo-o de adormecer. Esta avançada tecnologia, que deteta sinais de fadiga ou de distração, pode contribuir para salvar vidas.

O sistema combina duas câmaras de infravermelhos que conjugam o estado de alerta do condutor com o acompanhamento contínuo da posição do veículo na estrada. Localizadas sobre o volante e na parte superior do para-brisas, estas avançadas câmaras detetam três sinais físicos chave de distração ou de sonolência: movimento dos olhos, das pálpebras e do pescoço.

Se o sistema detetar um desses sintomas é espoletado um alerta sonoro, complementado por outro aviso visual, apresentado no painel de instrumentos digital. Em simultâneo, é feita uma análise constante da posição do veículo em relação às marcações no piso, alertando-se o condutor com avisos sonoros se ocorrerem movimentos repentinos ou inesperados do volante.

A ação conjunta destas tecnologias permitem ao DS DRIVER ATTENTION MONITORING vigilar, minuciosamente, o condutor em busca de sinais-chave de distração e/ou sonolência, bem como para alargar os períodos ao volante, alertando ou incentivando o condutor a tomar medidas contra estes problemas.

Através dos sistemas DS DRIVER ATTENTION, DS NIGHT VISION e DS ACTIVE LED VISION, a DS Automobiles coloca-se na vanguarda da aplicação da tecnologia para melhorar a segurança rodoviária.