A faixa de utilização do motor acaba por volta das 4000 rpm (o redline nas 4500 rpm é otimista) mas o pequeno TDi dispara com força por volta das 1200 rpm. E quando dizemos que dispara é mesmo como um pequeno foguete. Junte-se-lhe a suspensão desportiva (de série no Sport) e a nova direção eletromecânica de assistência a variar com a velocidade e a confiança também dispara. O excelente banco, o belíssimo volante em couro e a precisão da caixa de cinco são convites constantes ao teste das médias de consumo… máximo, que não passa dos 6,5 l/100 km. Facilmente damos connosco a arrancar com genica nos semáforos ou a fazer a curva em apoio, só porque o carro é excelente. Mas se houver adultos atrás, não convém que a viagem seja longa. Especialmente se se optar pela lotação de cinco, opcional sem custos.
Com este tejadilho contrastante, novos faróis e grelha mais larga, o A1 que ensaiámos tem o pacote de renovação completo e alguns extras que acrescentam 5850€ aos 23 170€ do Sport base. Se compararmos este preço com o de outros deste tamanho, parece caríssimo, mas este é um Audi A1. Nada se lhe compara na qualidade, de construção, de condução, de tudo. É um carrinho de chorar por mais.
VEREDITO
O teste do Audi A1Sportback mostra que o modelo mantém a qualidade Audi em altas concentrações. É tudo bom: os materiais, o conforto de utilização, a dinâmica, o motor, os consumos… Bem vistas as coisas, não pode considerar-se caro.
Fotografia: José Bispo
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