FIA explica o Halo

23/07/2017

Os pilotos bem tentaram “enfiar a cabeça na areia” e esperar que a insistência da FIA se esbatesse, mas não foi isso que aconteceu e na falta de acordo sobre qual poderá ser o melhor sistema de proteção do cockpit, a FIA impôs o Halo.

Apesar de alguns concordarem que ajuda na segurança, os pilotos de F1 não estavam interessados em permitir à FIA a introdução do Halo nos monolugares, e conseguiram junto da federação adiar para 2018. Só que esta era apenas uma ‘manobra’ dos pilotos para adiarem ‘sine die’ a sua introdução, ou seja protelaram até entrar no rol do esquecimento, mas não tiveram sorte.

Agora, a FIA explica a introdução do Halo, e pelo que parece, até que desapareça de vez, não vão faltar vozes a insurgir-se contra. Mas se em algum acidente a vida do piloto for salva pela proteção, aí ninguém vai ter coragem, sequer, para dizer que é feio.

‘Porque o Halo é a melhor solução’ explica agora a FIA: A ‘conversa’ já é conhecida, a segurança é o mais importante, e a proteção da cabeça dos pilotos nos monolugares tem sido, há muito, uma preocupação. O desporto motorizado é por definição arriscado, e minimizar os riscos, uma obrigação. Na última década o desporto motorizado tem sofrido vários incidentes que afetaram pilotos e isso deixou claro para a FIA que teria de desenvolver uma solução para mitigar esse facto.

Foram testados os vários sistemas, Halo, Aeroscreen, cockpit fechado, não se chegou a uma conclusão, todos têm vantagens e desvantagens e por isso, à falta de consenso, a FIA agiu e impôs o Halo. A federação detalha as vantagens, ninguém duvida delas, nunca foi essa a questão, as desvantagens, como afetar a visão não são significativas, tirar um piloto do carro também não é grande problema, a introdução de um sistema de proteção de cockpit está contemplada nos regulamentos para 2018, pelo que agora já só falta ‘refinar’ o sistema, o que será feito entre as equipas e a FIA.

No vídeo abaixo, que é sempre discutível, pois gostos não se discutem, é bem provável que os F1 do próximo ano possam ilustrar vídeos do “Top 10 dos F1 mais feios de sempre”, mas se for feito um top 10 dos mais seguros, estarão na linha da frente…