FST Lisboa desvenda mais recente protótipo elétrico com capacidades autónomas

26/06/2022

O FST11 é o oitavo protótipo elétrico da equipa FST Lisboa e o segundo protótipo com capacidades autónomas da Formula Student Lisboa, do Instituto Superior Técnico. A apresentação foi ontem.
0

O FST11 é o oitavo protótipo elétrico da equipa FST Lisboa e o segundo protótipo com capacidades autónomas da FST Lisboa.

Desenvolvido ao longo de um ano, atinge uma velocidade máxima de 130 km/h com quatro motores elétricos AC com diferencial eletrónico.

Tem ainda a bateria composta por células de LiCoO2 (lítio-cobalto) e capacidade total de 7,6 kWh, protegida por uma caixa feita em materiais compósitos.

Este veículo irá representar o Instituto Superior Técnico no Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria, de 23 a 28 de julho, e na Formula Student Germany, a maior competição do mundo, no Circuito de Hockenheim, Alemanha, nos dias 15 a 21 de agosto.

Por último, a equipa irá seguir para o Circuito de Castellolí, em Espanha, nos dias 29 de agosto a 4 de setembro, acabando a sua época com a Fórmula Student Spain.

Para Pedro Oliveira, Team Leader da FST Lisboa, “o FST11 constitui um dos maiores desafios que o projeto já enfrentou”, dado que o veículo irá reunir as performances dos seus antecessores, enquanto integra a condução autónoma, introduzida no projeto em 2020 com o FST10d.

A FST LISBOA É A EQUIPA DE FORMULA STUDENT DO TÉCNICO LISBOA. A EQUIPA EXISTE DESDE 2001, É CONSTITUÍDA POR 60 ALUNOS DE SEIS CURSOS, E CONTA AGORA COM 11 PROTÓTIPOS CONSTRUÍDOS.

Segundo o líder do projeto, “o principal objetivo foi atingir a comunhão perfeita entre os dois modos de condução, de modo que seja possível extrair a performance máxima do protótipo em todo o momento”.

“Tem sido gratificante acompanhar, ao longo dos anos, a evolução deste projeto que conjuga tecnologias avançadas, inovação e talento – os mesmos ingredientes por detrás do sucesso das nossas empresas. Mais uma vez, a equipa surpreendeu-nos com a sua capacidade de adaptação aos novos desafios da mobilidade e acreditamos que irá ter um desempenho notável nas mais importantes competições do ranking mundial de Formula Student”, refere, por seu lado, Luís Paulo Salvado, CEO da Novabase e da Celfocus, patrocinadores da equipa.

A FST Lisboa é constituída por 54 alunos de seis cursos diferentes, estando organizados em dois projetos diferentes: Electric e Driverless (condução autónoma). A equipa foi criada em 2001, com o desenvolvimento do primeiro protótipo e conta atualmente com 11 modelos construídos.

A Formula Student é a maior competição internacional para alunos de engenharia e foi criada nos anos 80 com o intuito de melhor formar futuros engenheiros. Os carros são totalmente projetados e construídos pelos alunos, que depois competem entre si nos diferentes eventos da competição.