GP de Aragão: Miguel Oliveira sobe ao pódio

24/09/2017

Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) voltou a estar em destaque no Mundial de Moto2, depois de ter alcançado o lugar mais baixo do pódio no GP de Aragão que se realizou este domingo em Motorland.

O piloto português que saiu da pole position realizou uma grande corrida, que lhe permitiu regressar ao pódio, o sexto da temporada, e ascender ao terceiro lugar do campeonato.

Na largada, Miguel Oliveira saiu bem assumindo o comando e atacando as duas primeiras curvas na frente do pelotão. Atrás dele Franco Morbidelli (EG 0,0 Marc VDS) tentava surpreender Miguel Oliveira mas sem resultado, o piloto português da KTM defendia-se bem e só mesmo no final da primeira volta o italiano consegui ultrapassar Miguel Oliveira para ascender à liderança e tentar fugir dos seus perseguidores.

Oliveira descia então à segunda posição e pouco depois Mattia Passini (Italtrans Racing Team), vindo do quarto lugar despachava-se de Thomas Luthi (CarXpert Interwetten) e ultrapassava mesmo Miguel Oliveira para ascender ao segundo lugar.

Na frente, Morbidelli rapidamente conquistou mais de 1 segundo de vantagem sobre os seus perseguidores e realizava a melhor volta da corrida ao rodar em 1m54,231s. Atrás do líder do mundial surgiam a 17 voltas do fim Pasini, Alex Márquez, Miguel Oliveira e Luthi, que conseguiam uma ligeira vantagem sobre Simoni Corsi (Speed Up Racing) que era sexto.

A 13 voltas do final, Miguel Oliveira despachava-se de Márquez, assumindo a terceira posição e trazendo atrás de si Luthi que ganhava mais uma posição ao espanhol da EG 0,0 Marc VDS, que começava a perder muitas posições, acabando mesmo por abandonar a 10 volta do fim da corrida.

Na frente Franco Morbidelli via Mattia Passini encostar na sua roda e realizar mesmo a melhor volta de corrida em 1m54,082s. No terceiro lugar Miguel Oliveira começava a encurtar a distancia para os dois da frente, conseguindo descolar de Luhti que era quarto.

A sete voltas do fim , Pasini assumiu o comando da corrida, conseguindo mesmo uma ligeira vantagem sobre Morbidelli, mas o italiano da EG 0,0 Marc VDS respondeu e a quatro voltas do final voltou a ascender à liderança

A luta pela vitória estava acesa entre os dois italianos com trocas constantes no comando, mas Morbidelli conseguiu travar ímpeto de Pasini e vencer a corrida, relegando então Pasini para o segundo lugar a 0,145s, enquanto Miguel Oliveira foi terceiro a 0,577s

Já Thomas Luthi alcançou a quarto posição 4,181s de Franco Morbidelli, enquanto Brad Binder (Red Bull KTM Ajo), vindo da 20ª posição acabou no quinto lugar a 4,331s

Nas contas do campeonato e após esta ronda de Aragão,Franco Morbidelli alargou a sua vantagem para o segundo classificado e soma agora 248 pontos, Thomas Luthi é segundo agora com 227 pontos, enquanto Miguel Oliveira ascendeu ao terceiro lugar com 157, pontos mais dois que Alex Márquez é agora o quarto classificado com 155 pontos.