GP da Malásia: Andrea Dovizioso vence e adia as contas do título para Valência

29/10/2017

Andrea Dovizioso (Ducati) venceu o GP da Malásia numa corrida morna, longe da intensidade da prova de Philip Island na semana passada, mas com a Ducati a fazer uma dobradinha e com Dovizioso a adiar o fecho das contas do campeonato para Valência já que Marc Márquez (Honda) não foi além do quarto lugar.

Uma corrida marcada pela chuva intensa que caiu no final da prova de Moto2 e que deixou o circuito de Sepang verdadeiramente encharco o que levou a direção de prova a declarar corrida à chuva.

Na largada Marc Márquez (Honda) saindo da terceira linha veio para a frente mas na primeira curva alargou a trajetória e foi de imediato ultrapassado por Johann Zarco (Monster Yamaha Tech3), que assumia a liderança trazendo Márquez na segunda posição e Jorge Lorenzo (Ducati) no terceiro lugar.

Lorenzo que não tardou a ultrapassar o espanhol da Honda e a subir à segunda posição, tentando colar em Zarco que disparou rapidamente na frente ganhando 1,6s de vantagem em apenas uma volta.

Já Andrea Dovizioso (Ducati) que saiu do terceiro lugar da grelha ocupava a quarta posição e estava já na roda de Márquez, acabando por ultrapassar o líder do campeonato a 17 voltas do final. Contudo o espanhol não se ficou e reagiu de pronto voltando a assumir à terceira posição, o que não durou muito já que o piloto da Ducati na volta seguinte despachou-se de Marc Márquez e rapidamente ganhou uma ligeira vantagem, procurando de imediato chegar na roda de Jorge Lorenzo.

Com as contas complicadas e a revelar problemas com as corridas à chuva estavam as Yamaha de Valentino Rossi e Maverick Viñales que se afundaram na classificação no inicio da corrida, com Rossi a ocupar a 11ª posição, enquanto Viñales era 16º.

Na frente Johann Zarco perdia terreno para Lorenzo e a 14 voltas do final o espanhol tinha o francês a menos de um segundo e a cada volta o espanhol da Ducati estava mais perto do rookie da Tech3.

Isto numa altura em que Dovizioso realizava a volta mais rápida da corrida ao rodar em 2,13,969s, mostrando estar verdadeiramente ao ataque e pouco depois voltava a melhor o seu tempo a registar o tempo de 2m13,584s.

A 12 voltas do final, Jorge Lorenzo, atacou então Johann Zarco com o espanhol a assumir o comando da corrida e pouco depois foi a vez de Dovizioso despachar-se do francês e colar no seu companheiro de equipa.

Com as duas Ducati na frente, Marc Márquez era quarto a 3s de Jorge Lorenzo e o piloto da Honda tentava encostar na roda do piloto da Tech3 para sair da Malásia com o título de campeão e não ter de levar para Valência a decisão do campeonato.

Na luta pela sétima posição, Rossi levava a melhor sobre Scott Reading (Octo Pramac Racing), com o italiano da Yamaha a tentar encostar em Petrucci, que estava na sexta posição.

Na frente da corrida, Dovizioso estava cada vez mais próximo de Jorge Lorenzo, com o piloto espanhol a confirmar realizar boas corridas com a Ducati em piso molhado.

Contudo à entrada para as últimas quatro voltas, Jorge Lorenzo, alarga a trajectória na curva 15 devido a um escorregadela e acaba por permitir que Dovizioso alcance a liderança da corrida e rapidamente ganhou uma vantagem de mais de 1s sobre o seu companheiro de equipa. Isto numa altura em que, Johann Zarco estava isolado na terceira posição com mais de 5s de vantagem para Márquez que seguia no quarto lugar.

Com Lorenzo a proteger verdadeiramente Andrea Dovizioso, as contas do campeonato ficam então por decidir em Valencia, já que nesta 17ª ronda o italiano da Ducati alcançou a sua sexta vitória da temporada, igualando o número de vitórias de Marc Márquez esta época, relegando para a segunda posição Jorge Lorenzo a 0,743s, com o espanhol a dar à marca de Borgo Panigale a primeira dobradinha da temporada e a subir pela segunda vez ao pódio esta temporada depois do GP de Aragão.

Na terceira posição terminou Johann Zarco, com mais uma boa corrida do rookie do ano, a 9,738s, na frente de Marc Márquez que foi quarto a 17,763s. O piloto espanhol da Honda não ficava fora dos lugares do pódio desde a 12ª ronda da temporada o Grande Prémio de Inglaterra realizado em Silverstone.

O top cinco desta 17ª ronda do Mundial ficou completo com Dani Pedrosa, que apesar de ter saído da pole position acabou na quinta posição a 29,144s do vencedor.

Nota ainda para Valentino Rossi que ao terminar no sétimo lugar foi o melhor piloto da equipa oficial da Yamaha, já que Maverick Viñales conclui esta ronda na nona posição.

Com estes resultados Marc Márquez continua na liderança do Mundial agora com 282 pontos, Andrea Dovizioso ocupa a segunda posição com 261 pontos, enquanto Maverick Viñales é terceiro com 226 pontos e Valentino Rossi ocupa o quarto lugar agora com 197 pontos.