Hyundai apostada em desenvolver família de veículos aéreos elétricos

16/11/2021

Olhando para a mobilidade de forma alargada, o Grupo Hyundai criou a empresa Supernal LLC para o desenvolvimento da chamada Mobilidade Aérea Avançada.

O Hyundai Motor Group anunciou uma nova empresa chamada Supernal, LLC para levar mais além a sua visão de mobilidade futura, sendo a evolução da Divisão de Mobilidade Aérea Urbana do construtor.

Atualmente, esta empresa encontra-se a desenvolver uma família de veículos aéreos elétricos, assim como a reunir stakeholders públicos e privados para construir uma indústria de Mobilidade Aérea Avançada (AAM).

Mobilidade, um serviço

Nascida da estratégia de transição do Hyundai Motor Group, de fabricante de automóveis para um Smart Mobility Solution Provider, a Supernal é uma das mais de 50 empresas na rede do Grupo que colaboram para tornar a mobilidade um serviço e não apenas um produto.

A marca está a trabalhar para integrar a AAM nas redes de trânsito existentes e para desenvolver uma experiência intermodal para os passageiros.

A visão é que os passageiros usem uma única aplicação – como as atuais plataformas de partilha de transporte – para planear a sua viagem, que pode incluir apanhar um carro ou um comboio de casa para um “vertiport” AAM, um eVTOL pela cidade e uma e-scooter para o último quilómetro.
A Supernal foi lançada como a Divisão de Mobilidade Aérea Urbana do Hyundai Motor Group no CES 2020, na qual apresentou o seu concept inicial, o S-A1.

A empresa continua a desenvolver e aprimorar o veículo eVTOL (electric Vertical Takeoff and Landing) que lançará no mercado e planeia começar a certificação com as agências reguladoras dos EUA em 2024.

PREVÊ-SE QUE O PRIMEIRO VOO COMERCIAL SEJA EM 2028.

O primeiro veículo aéreo da Supernal será elétrico e autónomo e deverá acomodar entre quatro e cinco passageiros nas rotas urbanas iniciais e também nos itinerários adjacentes.

A Supernal está a estabelecer um banco de parceiros académicos para expandir a fronteira de pesquisa e o fluxo de talentos da indústria AAM, estando, igualmente, a colaborar com diferentes stakeholders para abordar os desafios de entrada no mercado e garantir que a AAM seja economicamente acessível e ambientalmente sustentável.

Parcerias nos EUA e Reino Unido

Nos EUA e com esse objetivo, a Supernal está a formar parcerias locais, tendo no ano passado lançado uma parceria com a cidade de Los Angeles e o Urban Movement Labs.

No Reino Unido, no ano passado, a empresa estabeleceu também uma parceria com a Urban-Air Port, interveniente do Future Flight Challenge do governo do Reino Unido, para explorar uma nova infraestrutura AAM multifuncional e escalável e apresentará um protótipo “vertiport” em escala real no Reino Unido, no próximo ano.

A Supernal apoia também o CAAM (Consórcio Canadiano de Mobilidade Aérea Avançada) no desenvolvimento de uma estrutura para o Canadian AAM National Master Plan. Além disso, a empresa anunciou recentemente a expansão de seu Airspace Management Consortium.

“Ao adicionar uma nova dimensão à mobilidade, temos a missão de transformar a forma como as pessoas e a sociedade se movem, se conectam e vivem”, afirmou Jaiwon Shin, CEO da Supernal e Presidente do Hyundai Motor Group. “Temos ambições ousadas na Supernal, mas ser o primeiro no mercado não é uma delas. Estamos a trabalhar para construir o produto certo, assim como o mercado integrado mais ajustado, e vamos aproveitar a experiência de produção em escala do Hyundai Motor Group para garantir que a AAM alcance o preço certo e seja acessível para as massas”.