Ainda antes do fim de semana, de 26 a 31 de Julho, os dias oficiais desta 22ª Edição, estão já a decorrer duas outras iniciativas associadas, com destaque para a “Volta a Portugal em 2CV” e o “Raid 2CV Portugal”, que arrancou no passado dia 15 em Mangualde e termina no dia 28 no EriceiraCamping.
A Citroën é, naturalmente, um dos parceiros deste evento, estando presente com o seu novo C3, cujas valências tecnológicas vão estar agora ao serviço do 2CV: o sistema ConnectedCAM do modelo vai registar alguns dos melhores momentos do evento.
O Citroën 2CV deixou de se produzir há 27 anos, tendo a última unidade saído da fábrica portuguesa de Mangualde a 27 de julho de 1990, precisamente na semana em que já estará a decorrer este “22º Encontro Mundial dos Amigos do 2CV”. Como se sabe, o significado e o estatuto do 2CV praticamente dispensam apresentações e/ou explicações, sendo que a popularidade do modelo continua bem viva em todo o Mundo.
Portugal, por razões muito óbvias, não é excepção. Além de ter sido o último país do mundo a produzir o 2CV, a atividade dos diversos clubes e associações nacionais ligados ao modelo é constante e tem visibilidade em todo o país e não só. De facto, não é por acaso que a comissão constituída em Portugal – Amigos do 2CV Portugal 2017 – para formalizar a candidatura a este 22º Encontro Mundial, na Ericeira, foi muito bem acolhida junto da ACI (Amicale Citroën Internationale), a organização que congrega, a nível mundial, todos os clubes e amantes da Marca Francesa.
O 22º Encontro Mundial dos Amigos do 2CV é, portanto, um evento reconhecido e sancionado pela ACI, tendo recebido o certificado “EoTY” (Evento of The Year – Evento do Ano).
Serão, também, assinalados o 27º aniversário sobre a produção da última unidade 2CV, saída da Fábrica de Mangualde (uma versão Charleston) e os 50 anos do lançamento do Citroën Dyane, o tal modelo pensado para substituir o 2CV mas que acabou por coexistir com o mesmo (e cuja produção até terminou primeiro).
Estão também previstas outras atividades não menos interessantes e curiosas, como um “Concurso de Desmontagem-Montagem de um 2CV”, e o “Passeio em Caravana Ericeira-Mafra” (“2CV PARADE”), com paragem no Convento de Mafra, onde, por sua vez, estará montado um “Museu Citroën” com os veículos fabricados em Portugal e os modelos pertencentes ao espólio da Citroën Heritage. Agendado para o dia 30 de julho (domingo), o “2CV PARADE” tem número limitado de participantes e integrará também os mais recentes modelos Citroën, com destaque para o novo Citroën C3.
Evocando também outros tempos, a “Demonstração de PopCross” será um dos pontos altos do programa. Com três países representados (Portugal, Espanha e França), esta demonstração compreende 25 veículos totalmente preparados para dar a conhecer o que foi o Pop Cross nos anos 70, uma genuína disciplina do Desporto Motorizado, que era acessível a todos e realmente popular.
Veja a nossa galeria de fotos, para recordar os motivos que tornam o Citroën 2CV um fenómeno de popularidade.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.