500 milhas ACP voltam à estrada de 11 a 12 de Setembro

29/06/2020

A 15ª edição das 500 Milhas ACP terá lugar a 11 e 12 de Setembro cumprindo a tradição de percorrer parte da N2, a mais extensa estrada nacional que atravessa o país ao longo de 738,5 km e que foi a origem desta prova em 2006.

O bom estado do piso e as boas curvas da Estrada Nacional 2, assim como a beleza dos cenários naturais que atravessa, motivaram o ACP Clássicos a realizar há 14 anos a primeira edição das 500 Milhas dedicada a automóveis construídos até ao final de 1974. Período que melhor se enquadra no espírito e ritmo desta prova de regularidade histórica.

Pode dizer-se em abono da verdade que esta estrada integra anualmente uma boa parte do percurso da prova, mas o “road book” apresenta sempre novidades como a N304 em Ermelo. A competição dá lugar ao prazer de condução por caminhos em que a dureza do trajecto está no tempo que demora a cumprir, um desafio imperdível para muitos coleccionadores que vêem nesta prova uma excelente oportunidade para fazerem sair as suas máquinas da garagem.

Tal como os automóveis participantes, alguns deles a caminharem para um século de vida, as 500 Milhas ACP são uma viagem no tempo ao encontro da história, cultura e tradições, nas mais diversas regiões que atravessa, ao longo de mais de 700 quilómetros e 16 horas.

Com partida da Maia e chegada a Palmela, o trajecto passa por Fafe, Mondim de Basto e Santa Marta de Penaguião. A EN2 conduz depois os participantes até ao Douro, seguindo-se Penalva do Castelo. O regresso faz-se em direcção ao sul passando pelo Alentejo para terminar em Palmela. Durante a prova serão cumpridas todas as regras em vigor e todos os cuidados de modo a que a mesma decorra sem problemas nesta fase.

Programa

11 de Setembro

15h / 19h – Verificações – Maia

12 de Setembro

07h01 – Partida do primeiro concorrente

12h30 – Almoço em Penalva do Castelo

21h45 – Chegada do primeiro concorrente

21h45 – Jantar e entrega de prémios