Em 1950 foi lançado o A6G 2000, que era a versão de estrada do modelo de competição, com carroçarias Coupé ou Spyder construídas pelos mais variados carroçadores italianos, para substituir o anterior A6 1500. Este modelo esteve apenas em produção até 1951, sendo que as versões de estrada tiveram dois anos de hiato até em 1954 ser lançado o último modelo desta série, o A6G/54, também conhecido por A6G 2000 Gran Turismo.
O A6G/54 estava equipado com o “novo” motor de seis cilindros em linha com duas árvores de cames à cabeça, derivado dos seus homólogos de competição. Com os 2,0 litros de cilindrada e três carburadores de duplo corpo Weber DCO, este desenvolvia 150cv às 6.000rpm, fazendo com que o automóvel pudesse chegar a velocidades de 210km/h. Em 1956 foi adicionada a dupla ignição e a potência aumentou para os 160cv.
Até 1956 foram produzidos 60 exemplares do A6G/54, com carroçarias elaboradas por várias empresas, 21 coupés produzidos pela Carrozzeria Allemano, a Frua construiu seis coupés e 12 descapotáveis, enquanto que a Zagato produziu 20 coupés e um único descapotável.
Presente neste artigo está um A6G/54 com o chassis número #2108 e carroçaria Zagato pintado na cor Bianco com interior azul, no entanto, este automóvel tem uma história algo rocambolesca.
Nasceu a 9 de Setembro de 1955 com uma carroçaria protótipo construída pela Allemano e serviu como automóvel de exposição no Salão de Paris de 1955 e no Salão de Nova Iorque de 1956 até ser comprado pelo concessionário da Maserati em Nova Iorque após o evento. No entanto, pouco tempo depois, durante o transporte do automóvel para o seu primeiro proprietário, um incêndio teve início no interior do Maserati, não sendo possível a sua extinção, o automóvel foi todo consumido pelas chamas. No final apenas sobrou o chassis, motor e caixa de velocidades, perdendo-se para sempre a carroçaria única da Allemano.Após várias décadas, este A6G continuou no mesmo estado, mudando de proprietários várias vezes até ser adquirido em 1995 pelo coleccionador Keith Duly. Para salvar este automóvel, o proprietário, decidiu adquirir um outro A6G danificado e guardado em Inglaterra, desta vez com carroçaria em alumínio da Zagato e chassis número #2102. Esta carroçaria Zagato foi utilizada no automóvel que competiu nas Mille Miglia de 1956 conduzido por Stirling Moss e Denis Jenkinson com o número 318, que mantém hoje. A transformação e restauro apenas foi concluída em 2015.
Actualmente, este Maserati A6G está à venda na Movendi, situado em Düsseldorf, na Alemanha, sem ser conhecido o seu preço.