A história atribulada de um Maserati A6G Zagato

15/02/2023

O Maserati A6 foi uma série de automóveis GT, de competição e monolugares construídos pela marca italiana de 1947 a 1956. O nome A6 provém da primeira letra de Alfieri Maserati, um dos irmãos fundadores da marca, e o seis diz respeito ao motor de seis cilindros em linha que equipava estes automóveis, inicialmente de 1,5 litros e, posteriormente, de 2,0 litros de cilindrada.

Em 1950 foi lançado o A6G 2000, que era a versão de estrada do modelo de competição, com carroçarias Coupé ou Spyder construídas pelos mais variados carroçadores italianos, para substituir o anterior A6 1500. Este modelo esteve apenas em produção até 1951, sendo que as versões de estrada tiveram dois anos de hiato até em 1954 ser lançado o último modelo desta série, o A6G/54, também conhecido por A6G 2000 Gran Turismo.

O A6G/54 estava equipado com o “novo” motor de seis cilindros em linha com duas árvores de cames à cabeça, derivado dos seus homólogos de competição. Com os 2,0 litros de cilindrada e três carburadores de duplo corpo Weber DCO, este desenvolvia 150cv às 6.000rpm, fazendo com que o automóvel pudesse chegar a velocidades de 210km/h. Em 1956 foi adicionada a dupla ignição e a potência aumentou para os 160cv.

Até 1956 foram produzidos 60 exemplares do A6G/54, com carroçarias elaboradas por várias empresas, 21 coupés produzidos pela Carrozzeria Allemano, a Frua construiu seis coupés e 12 descapotáveis, enquanto que a Zagato produziu 20 coupés e um único descapotável.

Presente neste artigo está um A6G/54 com o chassis número #2108 e carroçaria Zagato pintado na cor Bianco com interior azul, no entanto, este automóvel tem uma história algo rocambolesca.

Nasceu a 9 de Setembro de 1955 com uma carroçaria protótipo construída pela Allemano e serviu como automóvel de exposição no Salão de Paris de 1955 e no Salão de Nova Iorque de 1956 até ser comprado pelo concessionário da Maserati em Nova Iorque após o evento. No entanto, pouco tempo depois, durante o transporte do automóvel para o seu primeiro proprietário, um incêndio teve início no interior do Maserati, não sendo possível a sua extinção, o automóvel foi todo consumido pelas chamas. No final apenas sobrou o chassis, motor e caixa de velocidades, perdendo-se para sempre a carroçaria única da Allemano.

Após várias décadas, este A6G continuou no mesmo estado, mudando de proprietários várias vezes até ser adquirido em 1995 pelo coleccionador Keith Duly. Para salvar este automóvel, o proprietário, decidiu adquirir um outro A6G danificado e guardado em Inglaterra, desta vez com carroçaria em alumínio da Zagato e chassis número #2102. Esta carroçaria Zagato foi utilizada no automóvel que competiu nas Mille Miglia de 1956 conduzido por Stirling Moss e Denis Jenkinson com o número 318, que mantém hoje. A transformação e restauro apenas foi concluída em 2015.

Actualmente, este Maserati A6G está à venda na Movendi, situado em Düsseldorf, na Alemanha, sem ser conhecido o seu preço.