A nova vida do Porsche 911: O ex-libris da casa de Estugarda

30/05/2024

A Porsche renovou de forma profunda o seu icónico 911, com o novo 911 Carrera GTS a ser o primeiro 911 homologado para estrada com um sistema híbrido de baixo peso focado na performance. A nova e inovadora motorização, com 3,6 litros, proporciona uma performance significativamente melhorada, levando o 911 Carrera GTS Coupé a acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,0 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 312 km/h.

 

Neste lançamento, estará também disponível o 911 Carrera, alimentado pelo renovado motor boxer de 3,0 litros biturbo que apresenta um incremento de potência face ao antecessor. O novo 911 também apresenta uma actualização de desenho, aerodinâmica melhorada, um interior mais digital, evolução no equipamento de série e aumento da conectividade.

Com o relançamento do histórico desportivo, a Porsche termina a actualização de quatro das suas seis séries de modelos em apenas alguns meses: Panamera, Taycan, Macan e 911. “A nossa carteira de produtos é mais jovem do que nunca e altamente atractiva”, afirma Oliver Blume, CEO da Porsche AG. “Oferece aos nossos clientes ainda mais opções de personalização e experiências exclusivas”.

Inspirado no desporto motorizado: O inovador sistema híbrido focado na performanceOs engenheiros da Porsche utilizaram todos os conhecimentos adquiridos no desporto motorizado para a concepção do sistema híbrido que equipa os novos modelos 911 Carrera GTS. “Desenvolvemos e testámos uma grande variedade de ideias e abordagens para chegar ao sistema híbrido que se adapta na perfeição ao 911. O resultado é um sistema único que se enquadra no conceito global do 911 e melhora significativamente a performance”, afirma Frank Moser, Vice President Model Lines 911 and 718.

O sistema T-Hybrid, potente e de baixo peso, tem um turbocompressor eléctrico de gases de escape recém desenvolvido. Um motor eléctrico integrado, colocado entre o compressor e a roda da turbina, acelera de forma instantânea o turbocompressor, criando desta forma pressão imediata. O motor eléctrico no turbocompressor de gases de escape também funciona como um gerador, permitindo gerar até 11kW (15cv) de energia eléctrica, extraída do fluxo de gases de escape. O turbocompressor eléctrico sem válvula de escape permite a utilização de apenas um turbocompressor em detrimento de dois como no antecessor, o que assegura uma entrega de potência mais dinâmica e reactiva.

A motorização inclui também um motor síncrono de interacção permanente integrado na nova e mais potente caixa de dupla embraiagem de oito velocidades (PDK). Mesmo ao ralenti, apoia o motor boxer com um binário adicional de até 150Nm e fornece um aumento de potência de até 40kW (54cv). A Porsche associa os dois motores eléctricos a uma bateria de alta tensão de baixo peso e compacta, a qual corresponde em tamanho e peso a uma bateria convencional de 12 volts, mas armazena até 1,9kWh de energia e funciona com uma tensão de 400V. Para um peso total optimizado, a Porsche instalou uma bateria de iões de lítio de 12V de baixo peso para o sistema eléctrico de bordo.

O coração do sistema T-Hybrid é um novo motor boxer de 3,6 litros. O sistema de alta tensão permite que o compressor de ar condicionado seja alimentado de forma eléctrica e que a transmissão por correia seja omitida, o que torna o motor muito mais compacto. Isto cria espaço na parte superior da motorização para o inversor e o conversor DC-DC. Um diâmetro alargado de 97 mm e um curso aumentado para 81 mm aumentam a cilindrada em 0,6 litros em comparação com o antecessor, num motor com controlo da árvore de cames VarioCam e um comando de válvulas com balancins. Esta solução mantém ainda a relação ideal de mistura de combustível e ar em todo o mapa (lambda = 1).

Mesmo sem assistência eléctrica, o motor boxer debita 357kW (485cv) e 570Nm de binário. No total, a potência combinada da motorização é de 398kW (541cv) e 610Nm. Face ao antecessor, o aumento de potência é de 45kW (61xv). O novo 911Carrera GTS também supera o antecessor na aceleração dos 0 aos 100 km/h, em especial no arranque. O sistema híbrido de alta performance permite uma condução verdadeiramente dinâmica, enquanto reduz as emissões de CO2 com um peso extra significativamente menor em comparação com os veículos híbridos plug-in. O aumento de peso em relação ao antecessor é, de facto, de apenas 50 quilogramas.

Por seu lado, o 911 Carrera continua a estar equipado com um motor boxer de 3,0 litros biturbo, o qual passou também por uma renovação profunda. Entre outras alterações, adoptou o intercooler dos modelos Turbo, que está agora instalado sob a grelha da tampa traseira, na parte superior do motor. Os turbos do novo 911 Carrera são os mesmos que estavam reservados para os modelos GTS antecessores. Com estas modificações, a Porsche consegue uma redução das emissões, mas também um aumento de potência para 290kW (394cv) e um aumento de binário máximo para 450Nm. O novo 911 Carrera Coupé vai dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o Pacote Sport Chrono) e atinge uma velocidade máxima de 294 km/h.

Suspensão melhorada e aerodinâmica ativa

A suspensão do 911 Carrera GTS também sofreu uma actualização profunda, com o eixo traseiro direccional a fazer parte do equipamento de série pela primeira vez, aumentando a estabilidade a alta velocidade e reduzindo o círculo de viragem. A Porsche integrou ainda o sistema de estabilização anti-rolamento Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) no sistema de alta tensão do sistema híbrido de alta performance. Isto permite a utilização de um sistema de controlo electro-hidráulico, o que torna o sistema ainda mais flexível e preciso. A suspensão desportiva com amortecimento variável (PASM) e uma diminuição da altura ao solo em 10 mm proporcionam desta forma a condução típica de um GTS.

O novo 911 apresenta um total de sete opções de jantes de 19/20 polegadas ou 20/21 polegadas. As jantes Exclusive Design com carbon blades, que reduzem o coeficiente de resistência ao ar e, desta forma, aumentam a eficiência, estão disponíveis pela primeira vez no 911 Carrera. Os modelos 911 Carrera GTS estão equipados de série com jantes de 21 polegadas com pneus 315/30 ZR 21 no eixo traseiro. No eixo dianteiro as jantes de 20 polegadas contam com pneus 245/35 ZR 20. Em sintonia com a melhoria de performance, a maior área de contacto dos pneus traseiros melhora a dinâmica de condução e tracção dos modelos 911 Carrera GTS.

Exterior desportivo e aerodinâmico

A Porsche renovou o design exterior do 911 com alterações específicas, com a grande maioria a terem como principal objectivo melhorar a aerodinâmica e a performance do desportivo. As alterações incluem novos pára-choques específicos para cada modelo e, pela primeira vez, o Porsche 911 integra todas as funções de iluminação nos faróis em LED Matrix, de série, com a característica iluminação de quatro pontos. Com esta alteração é possível criar espaço para entradas de ar de maiores dimensões na dianteira do veículo.

Nos modelos 911 Carrera GTS, a secção dianteira possui cinco flaps de refrigeração activa dispostos na vertical, visíveis do exterior, e um flap oculto de cada lado. Pela primeira vez no 911, estes elementos são complementados por difusores dianteiros adaptativos na secção inferior da carroçaria, controlados em conjunto com as lamelas de refrigeração. Todos estes elementos direccionam o fluxo de ar conforme necessário: quando as necessidades de potência são mínimas, as lamelas fechadas optimizam a aerodinâmica; quando são elevadas – por exemplo, durante a condução em circuito – os flaps direccionam grandes quantidades de ar para os radiadores do automóvel. Os sensores para os sistemas de assistência estão agora localizados atrás de uma superfície brilhante por baixo da matrícula.

A Porsche oferece como opcional os novos faróis em LED HD-Matrix com mais de 32.000 pontos de luz, com as luzes de alta performance a iluminarem a estrada a uma distância superior a 600 metros. Para além disso, oferece funções adicionais inovadoras como as luzes dinâmicas de curva mediante o modo de condução.

A redesenhada faixa de luz traseira com um arco integrado e o logótipo ‘PORSCHE’ faz com que a secção traseira pareça mais profunda e larga. A grelha traseira com cinco lamelas de cada lado, também redesenhada, conecta-se ao óculo traseiro para formar uma unidade gráfica que se funde com a asa traseira retrátil. A matrícula está posicionada mais acima, com um pára-choques traseiro claramente estruturado, e os sistemas de escape específicos para cada modelo estão integrados de forma elegante no difusor. Já o sistema de escape desportivo está disponível como opção para os modelos 911 Carrera, com o 911 Carrera GTS a possuir de série um sistema de escape desportivo específico.

O 911 Coupé conta com um Aero Kit, disponível como opcional, para melhorar ainda mais a performance. Este inclui um pára-choques dianteiro SportDesign com spoiler exclusivo, saias laterais a condizer e uma asa traseira fixa de baixo peso. Os componentes reduzem a elevação e melhoram desta forma a tracção do automóvel.

Interior totalmente digital e conectividade aumentada

Nas variantes Coupé, a Porsche concebeu o interior do novo 911 como um veículo de dois lugares de série, com a configuração de 2+2 disponível como opção, sem custos adicionais. No interior, a Porsche combina o ADN de design do 911 com tecnologia moderna: o conceito Porsche Driver Experience centra-se no eixo do condutor e numa operação intuitiva e mais rápida, com os elementos de controlo essenciais dispostos directamente no volante ou ao seu redor. Estes incluem o selector de modos de condução de série, alavanca dos assistentes à condução revista e, pela primeira vez no 911, um botão de arranque, naturalmente à esquerda do volante. No espaço de arrumação da consola central existe um compartimento para smartphones refrigerado, com função de carregamento por indução.

 

O 911 recebe, pela primeira vez, um painel de instrumentos digital, com o ecrã curvo de 12,6 polegadas a enquadrar-se de forma elegante no novo conceito de controlo e visualização, podendo ser personalizado de forma extensiva. Oferece até sete opções de visualização, incluindo uma opção Classic exclusiva inspirada no design de cinco tubos com conta-rotações ao centro.

O sistema Porsche Communication Management (PCM) continua a ser operado através de um ecrã central de alta resolução com 10,9 polegadas. No entanto, a personalização dos modos de condução e o funcionamento dos sistemas de assistência ao condutor foram significativamente melhorados.

O renovado 911 também possui novas funcionalidades de conectividade: um QR Code simplifica o processo de registo do PCM com o Porsche ID e o Apple CarPlay® está ainda mais integrado no veículo. Se assim o desejar, apresenta informações no painel de instrumentos e permite controlar funções do veículo diretamente no ecossistema Apple®, como por exemplo, o assistente por voz Siri®. Aplicações como o Spotify® e o Apple Music® podem ser usadas como aplicações nativas no PCM sem que seja necessário conectar um smartphone.

Já disponível para encomenda a partir de 160.540 Euros

O novo 911 Carrera já pode ser encomendado como Coupé e Cabriolet com tracção traseira. O 911 Carrera GTS está disponível também com tracção integral e na variante Targa (em exclusivo com tracção integral). Todas as variantes estão equipadas de série com a caixa Porsche Doppelkupplung (PDK). A Porsche oferece o novo 911 Carrera na variante coupé com um preço a começar nos 160.540 Euros, com o 911 Carrera GTS Coupé a começar nos 213.550 Euros. O início das entregas tem início no final do Verão para o 911 Carrera e no final de 2024 para o Carrera GTS.

Fonte: Porsche