Neste lançamento, estará também disponível o 911 Carrera, alimentado pelo renovado motor boxer de 3,0 litros biturbo que apresenta um incremento de potência face ao antecessor. O novo 911 também apresenta uma actualização de desenho, aerodinâmica melhorada, um interior mais digital, evolução no equipamento de série e aumento da conectividade.
Com o relançamento do histórico desportivo, a Porsche termina a actualização de quatro das suas seis séries de modelos em apenas alguns meses: Panamera, Taycan, Macan e 911. “A nossa carteira de produtos é mais jovem do que nunca e altamente atractiva”, afirma Oliver Blume, CEO da Porsche AG. “Oferece aos nossos clientes ainda mais opções de personalização e experiências exclusivas”.
Inspirado no desporto motorizado: O inovador sistema híbrido focado na performanceOs engenheiros da Porsche utilizaram todos os conhecimentos adquiridos no desporto motorizado para a concepção do sistema híbrido que equipa os novos modelos 911 Carrera GTS. “Desenvolvemos e testámos uma grande variedade de ideias e abordagens para chegar ao sistema híbrido que se adapta na perfeição ao 911. O resultado é um sistema único que se enquadra no conceito global do 911 e melhora significativamente a performance”, afirma Frank Moser, Vice President Model Lines 911 and 718.
O sistema T-Hybrid, potente e de baixo peso, tem um turbocompressor eléctrico de gases de escape recém desenvolvido. Um motor eléctrico integrado, colocado entre o compressor e a roda da turbina, acelera de forma instantânea o turbocompressor, criando desta forma pressão imediata. O motor eléctrico no turbocompressor de gases de escape também funciona como um gerador, permitindo gerar até 11kW (15cv) de energia eléctrica, extraída do fluxo de gases de escape. O turbocompressor eléctrico sem válvula de escape permite a utilização de apenas um turbocompressor em detrimento de dois como no antecessor, o que assegura uma entrega de potência mais dinâmica e reactiva.A motorização inclui também um motor síncrono de interacção permanente integrado na nova e mais potente caixa de dupla embraiagem de oito velocidades (PDK). Mesmo ao ralenti, apoia o motor boxer com um binário adicional de até 150Nm e fornece um aumento de potência de até 40kW (54cv). A Porsche associa os dois motores eléctricos a uma bateria de alta tensão de baixo peso e compacta, a qual corresponde em tamanho e peso a uma bateria convencional de 12 volts, mas armazena até 1,9kWh de energia e funciona com uma tensão de 400V. Para um peso total optimizado, a Porsche instalou uma bateria de iões de lítio de 12V de baixo peso para o sistema eléctrico de bordo.
O coração do sistema T-Hybrid é um novo motor boxer de 3,6 litros. O sistema de alta tensão permite que o compressor de ar condicionado seja alimentado de forma eléctrica e que a transmissão por correia seja omitida, o que torna o motor muito mais compacto. Isto cria espaço na parte superior da motorização para o inversor e o conversor DC-DC. Um diâmetro alargado de 97 mm e um curso aumentado para 81 mm aumentam a cilindrada em 0,6 litros em comparação com o antecessor, num motor com controlo da árvore de cames VarioCam e um comando de válvulas com balancins. Esta solução mantém ainda a relação ideal de mistura de combustível e ar em todo o mapa (lambda = 1).
Mesmo sem assistência eléctrica, o motor boxer debita 357kW (485cv) e 570Nm de binário. No total, a potência combinada da motorização é de 398kW (541cv) e 610Nm. Face ao antecessor, o aumento de potência é de 45kW (61xv). O novo 911Carrera GTS também supera o antecessor na aceleração dos 0 aos 100 km/h, em especial no arranque. O sistema híbrido de alta performance permite uma condução verdadeiramente dinâmica, enquanto reduz as emissões de CO2 com um peso extra significativamente menor em comparação com os veículos híbridos plug-in. O aumento de peso em relação ao antecessor é, de facto, de apenas 50 quilogramas.
Por seu lado, o 911 Carrera continua a estar equipado com um motor boxer de 3,0 litros biturbo, o qual passou também por uma renovação profunda. Entre outras alterações, adoptou o intercooler dos modelos Turbo, que está agora instalado sob a grelha da tampa traseira, na parte superior do motor. Os turbos do novo 911 Carrera são os mesmos que estavam reservados para os modelos GTS antecessores. Com estas modificações, a Porsche consegue uma redução das emissões, mas também um aumento de potência para 290kW (394cv) e um aumento de binário máximo para 450Nm. O novo 911 Carrera Coupé vai dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o Pacote Sport Chrono) e atinge uma velocidade máxima de 294 km/h.
A suspensão do 911 Carrera GTS também sofreu uma actualização profunda, com o eixo traseiro direccional a fazer parte do equipamento de série pela primeira vez, aumentando a estabilidade a alta velocidade e reduzindo o círculo de viragem. A Porsche integrou ainda o sistema de estabilização anti-rolamento Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) no sistema de alta tensão do sistema híbrido de alta performance. Isto permite a utilização de um sistema de controlo electro-hidráulico, o que torna o sistema ainda mais flexível e preciso. A suspensão desportiva com amortecimento variável (PASM) e uma diminuição da altura ao solo em 10 mm proporcionam desta forma a condução típica de um GTS.
O novo 911 apresenta um total de sete opções de jantes de 19/20 polegadas ou 20/21 polegadas. As jantes Exclusive Design com carbon blades, que reduzem o coeficiente de resistência ao ar e, desta forma, aumentam a eficiência, estão disponíveis pela primeira vez no 911 Carrera. Os modelos 911 Carrera GTS estão equipados de série com jantes de 21 polegadas com pneus 315/30 ZR 21 no eixo traseiro. No eixo dianteiro as jantes de 20 polegadas contam com pneus 245/35 ZR 20. Em sintonia com a melhoria de performance, a maior área de contacto dos pneus traseiros melhora a dinâmica de condução e tracção dos modelos 911 Carrera GTS.
Exterior desportivo e aerodinâmico
A Porsche renovou o design exterior do 911 com alterações específicas, com a grande maioria a terem como principal objectivo melhorar a aerodinâmica e a performance do desportivo. As alterações incluem novos pára-choques específicos para cada modelo e, pela primeira vez, o Porsche 911 integra todas as funções de iluminação nos faróis em LED Matrix, de série, com a característica iluminação de quatro pontos. Com esta alteração é possível criar espaço para entradas de ar de maiores dimensões na dianteira do veículo.
A Porsche oferece como opcional os novos faróis em LED HD-Matrix com mais de 32.000 pontos de luz, com as luzes de alta performance a iluminarem a estrada a uma distância superior a 600 metros. Para além disso, oferece funções adicionais inovadoras como as luzes dinâmicas de curva mediante o modo de condução.
A redesenhada faixa de luz traseira com um arco integrado e o logótipo ‘PORSCHE’ faz com que a secção traseira pareça mais profunda e larga. A grelha traseira com cinco lamelas de cada lado, também redesenhada, conecta-se ao óculo traseiro para formar uma unidade gráfica que se funde com a asa traseira retrátil. A matrícula está posicionada mais acima, com um pára-choques traseiro claramente estruturado, e os sistemas de escape específicos para cada modelo estão integrados de forma elegante no difusor. Já o sistema de escape desportivo está disponível como opção para os modelos 911 Carrera, com o 911 Carrera GTS a possuir de série um sistema de escape desportivo específico.
O 911 Coupé conta com um Aero Kit, disponível como opcional, para melhorar ainda mais a performance. Este inclui um pára-choques dianteiro SportDesign com spoiler exclusivo, saias laterais a condizer e uma asa traseira fixa de baixo peso. Os componentes reduzem a elevação e melhoram desta forma a tracção do automóvel.
Interior totalmente digital e conectividade aumentada
O 911 recebe, pela primeira vez, um painel de instrumentos digital, com o ecrã curvo de 12,6 polegadas a enquadrar-se de forma elegante no novo conceito de controlo e visualização, podendo ser personalizado de forma extensiva. Oferece até sete opções de visualização, incluindo uma opção Classic exclusiva inspirada no design de cinco tubos com conta-rotações ao centro.
O sistema Porsche Communication Management (PCM) continua a ser operado através de um ecrã central de alta resolução com 10,9 polegadas. No entanto, a personalização dos modos de condução e o funcionamento dos sistemas de assistência ao condutor foram significativamente melhorados.
O renovado 911 também possui novas funcionalidades de conectividade: um QR Code simplifica o processo de registo do PCM com o Porsche ID e o Apple CarPlay® está ainda mais integrado no veículo. Se assim o desejar, apresenta informações no painel de instrumentos e permite controlar funções do veículo diretamente no ecossistema Apple®, como por exemplo, o assistente por voz Siri®. Aplicações como o Spotify® e o Apple Music® podem ser usadas como aplicações nativas no PCM sem que seja necessário conectar um smartphone.
Já disponível para encomenda a partir de 160.540 Euros
O novo 911 Carrera já pode ser encomendado como Coupé e Cabriolet com tracção traseira. O 911 Carrera GTS está disponível também com tracção integral e na variante Targa (em exclusivo com tracção integral). Todas as variantes estão equipadas de série com a caixa Porsche Doppelkupplung (PDK). A Porsche oferece o novo 911 Carrera na variante coupé com um preço a começar nos 160.540 Euros, com o 911 Carrera GTS Coupé a começar nos 213.550 Euros. O início das entregas tem início no final do Verão para o 911 Carrera e no final de 2024 para o Carrera GTS.
Fonte: Porsche