A rara Moto Guzzi Daytona 1000 que nunca saiu da sua caixa de transporte

23/04/2023

Nos últimos tempos tem havido uma crescente procura por motas que nunca saíram da sua caixa de transporte e cada vez aparecem mais exemplares à venda nestas condições, fazendo crer que aguardavam escondidos pela melhor oportunidade para serem conhecidos.

 

O caso da moto presente neste artigo é ainda mais especial, pois trata-se de um modelo raro que já é bastante procurado por coleccionadores.

A Moto Guzzi Daytona 1000 tem o seu nome inspirado no Circuito de Daytona e foi concebida para comemorar as vitórias da versão de competição, mais especificamente dos feitos do dentista John Wittner e da sua equipa, composta maioritariamente por clientes seus, que colocou a Moto Guzzi novamente nas luzes da ribalta ao vencer vários campeonatos AMA Endurance Championship nos anos 80.

Devido ao seu conhecimento de engenharia mecânica, John Wittner conseguiu desenvolver um motor mais competitivo, sendo possível aplicar alguns desenvolvimentos efectuados pelo engenheiro da marca italiana Umberto Todero, que nunca se tinham materializado devido à falta de fundos. Todo esse desenvolvimento foi transposto para uma mota de estrada, que seria apresentado em forma de protótipo no Salão de Milão de 1989, equipada com um motor V-Twin ainda refrigerado a ar de 992cc de cilindrada, mas com injecção de combustível electrónica Weber-Marelli, árvores de cames à cabeça, quatro válvulas por cilindro, com uma potência de 95cv às 8400rpm e 98Nm de binário às 6600rpm.

Não faltaram encomendas para esta nova mota, que viria a ser conhecida como Daytona 1000, no entanto, a Moto Guzzi não estava preparada para a produção em massa e, dessa forma, foi necessário esperar até 1992 para ser lançada no mercado, mantendo-se em produção até 1999.

Tal como já referimos, a Moto Guzzi Daytona 1000 presente neste artigo nunca saiu da sua caixa de transporte, nunca andou, nem nunca foi vendida. Foi entregue originalmente no concessionário Cycle Specialties of Athens, em Bogart, no estado da Geórgia, em Novembro de 1992.

No final de Março foi vendida em leilão na plataforma da Bring a Trailer por 31.500 dólares, cerca de 28.750 euros.