Aston Martin DB5 Junior, requinte de um automóvel clássico para pequenos e graúdos

12/02/2021

O Aston Martin DB5 tem a sua presença assegurada na história automóvel, tendo uma legião de fãs por todo o mundo, graças também ao agente secreto mais famoso de sempre, James Bond, que o utilizou com muito sucesso em vários filmes. Agora, mais de 50 anos após o seu lançamento, o modelo é lançado de forma diferente e em ponto mais pequeno.

Com uma escala de 66% do tamanho do original, o DB5 Junior é produzido totalmente à mão, pela The Little Car Company, equipado com tracção traseira, motorização eléctrica e vários modos de condução, dependendo do grau de habilidade do condutor. Tal como o original, serão produzidos 1059 exemplares, sendo vendido como um produto oficial da Aston Martin. Serão todos pintados na cor Silver Birch, o interior em pele conta com instrumentação Smiths, placa de numeração específica para cada exemplar e um volante em alumínio da Mahogany. O chassis é de alumínio coberto com uma carroçaria construída em material compósito, com um peso a rondar os 270 kg.

A travagem dos DB5 Junior é efectuada através de quatro discos, sendo também regenerativa. A suspensão é de triângulos sobrepostos na frente e eixo rígido na traseira com barra Panhard. Existem disponíveis dois modelos, o DB5 Junior e o DB5 Vantage Junior. O primeiro conta com um motor de 6,7cv e um pack de baterias de 1,8kWh, podendo atingir os 48 km/h, enquanto que o segundo tem um motor mais potente, de 13,4cv e dois packs de baterias de 1,8kWh, além de um diferencial autoblocante e carroçaria em fibra de carbono.

Os preços começam nos 39 mil euros, sendo que o Vantage custa cerca de 50 mil euros. A produção irá arrancar em 2021 e as primeiras entregas serão feitas em 2023.