Aston Martin: Luzes, câmara, DB5!

18/06/2019

Deus quer, o homem sonha, o DB5 nasce! Fruto da mais profunda inspiração, assim a Aston Martin presenteia o mundo em 1963 com este belíssimo automóvel.

Quando a elegância e a performance andam de mãos dadas, e o luxo é um must, o Aston Martin DB5 surge para deslumbrar. É excelência dos seus interiores requintados, com um leve toque de desportivo que distingue este clássico de um qualquer outro automóvel antigo e rápido.

Carismaticamente britânico, as suas linhas são de origem italiana! Carrozzeria Touring foi a obreira deste sonho sobre rodas, usando das mais avançadas técnicas de construção, a Superleggera. Esta última, consistia numa técnica patenteada pela empresa Carrozzeria Touring, onde o chassis do veículo era construído num sistema elaborado de tubos muito resistentes, onde a chapa da carroçaria se montava, dando forma ao veículo.

A Carrozzeria Touring foi pioneira no uso do túnel de vento, sendo que a sua vasta experiência no universo da aviação remonta a meados da segunda década do século XX. Como tal, outras marcas fizeram uso do conhecimento e das técnicas desenvolvidas por esta empresa italiana, nomeadamente a Hudson, a Bristol e obviamente a Aston Martin. Todas estas marcas viam a Superleggera como uma forma de construir automóveis robustos, mas ao mesmo tempo mantendo-os leves e competitivos. Deste modo, também a Aston Martin construiu o DB5, usando as mais avançadas técnicas, muitas delas inspiradas, como dito anteriormente, na aviação, sob patente.

A nomenclatura DB5 remete-nos para o detentor da empresa Aston Martin entre 1947 e 1972, David Brown. DB deixou de ser usado na designação oficial dos automóveis da Aston Martin quando a marca foi vendida por problemas financeiros precisamente em 1972. A Aston Martin voltaria a usar a nomenclatura DB a partir de 1993, data em que a Ford adquiriu a marca, introduzindo o DB7.

Uma curiosidade interessante prende-se com o facto de que David Brown enquanto esteve à frente dos destinos da Aston Martin, usou como automóvel pessoal o mítico rival, o Jaguar XJ, alegando ser menos dispendioso de manter.

David Brown aceitou o cargo de presidente honorário e vitalício da Aston Martin pelo seu crucial e meritório trabalho.

O Aston Martin DB5 é muitas vezes descrito como o automóvel mais famoso do mundo, e falar deste clássico sem falar em Bond, James Bond , é no mínimo, difícil. Facto é, que a aparição do DB5 na filmografia de sucesso 007 não foi de todo inocente. Inicialmente, e de acordo com os livros, escritos pelo autor Ian Fleming, o agente secreto conduziria de facto um Aston Martin, mas um DB III. O grande responsável foi John Stears, que transformou o elegante automóvel de luxo numa máquina temível, mantendo graciosamente as suas linhas exteriores. Deste modo, a sua presença no filme ditou um aumento significativo nas vendas, e tornou este excelente automóvel, num clássico intemporal.

Para muitos, é o automóvel mais bonito que a Aston Martin já produziu, mas como a beleza é sempre um factor questionável, eu sou da opinião que será sem margem para dúvida, o mais carismático e popular.

Edgar Freitas / Jornal dos Clássicos

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