Publicidade Continue a leitura a seguir

Automóveis que celebram meio século de vida

Publicidade Continue a leitura a seguir

Este ano começa uma nova etapa na indústria automóvel, cada vez direcionada para motores alternativos ao motor de combustão. Mas de forma a celebrar o passado reuni-mos quatro automóveis que, em 2022, celebram meio século de vida.

Honda Civic

O primeiro modelo do Civic representa o primeiro grande símbolo de sucesso internacional, da marca japonesa Honda. Agora, em 2022, a Honda está preparada para lançar a sua décima primeira geração do Honda Civic, após 50 anos do sucesso do primeiro modelo que foi revelado em 1972. Quando saiu foi caracterizado como um pequeno automóvel, eficiente, compacto e fiável.

A primeira geração foi lançada com a opção de três carroçarias diferentes, a de cinco portas e em formato carrinha, com um motor de 1.169cc com arrefecimento a água e discos de travão no eixo dianteiro. Dois anos depois, em 1975, surgia o motor CVCC, mais eficiente em termos de consumos e emissões.

Mercedes-Benz Classe S

O Mercedes-Benz Classe S fez a sua introdução em 1972 e foi desde o início uma referência de luxo e sofisticação que é tão típica da marca de Estugarda. Este modelo foi o último projecto de Friedrich Geiger, depois de uma carreira com a marca que começou com Mercedes-Benz 500K em 1933.

A primeira geração W116 veio substituir os W108/109 e esteve em comercialização até ao final da década. Inicialmente estava disponível com duas variantes do motor um M110, com seis cilindros em linha e 2746cc, o 280 S com carburador Solex e o 280 SE com injeção Bosch D-Jetronic, além dos 350 e 450, com motores V8.

Audi 80

Em 1972 a Audi apresentou o Audi 80, destinado a substituir a série 60-90 e que partilhava a sua base com o Volkswagen Passat. O sucesso deste veículo foi automático e no primeiro ano de comercialização foi eleito automóvel do ano.

Este veículo é talvez mais conhecido como a inspiração e o antecessor do famoso Audi 80 Quattro, como o famoso sistema de tração às quatro rodas que faz parte da história automóvel.

Renault 5

Para alguns até parece que foi ontem mas o Renalut 5 foi lançado em Janeiro de 1972 com um design moderno e atractivo, que apelava à versatilidade, um automóvel para todos. Com todas as versões deste automóvel foram produzidos 5.325.890 de unidades.

O sucesso do Renault 5 excedeu, instantaneamente, todas as expectativas e os tempos de espera para entrega começaram a alongar-se. As fábricas não conseguiam acompanhar as ordens de encomenda. O Renault 5 tinha um estatuto de ícone entre os jovens urbanos e rapidamente liderou a tabela de vendas em diversos países, como Portugal, chegando mesmo a ser o automóvel mais vendido na Europa.