Automóvel Club de Portugal celebra 120 anos

16/04/2023

Fundado a 15 de abril de 1903, o então Real Automóvel Club de Portugal, presidido pelo Rei D. Carlos e tendo como Presidente da Mesa da Assembleia Geral o Infante D. Afonso, surgiu pela vontade de se desenvolver o automobilismo em Portugal. Com o primeiro automóvel a entrar no país sete anos antes, realizou-se em 1902 a primeira corrida de velocidade entre a Figueira da Foz e Lisboa, que viria a estar na génese daquele que é considerado o maior clube português.

 

Os destacados serviços prestados ao país que constam da história do clube ao longo das últimas décadas, são hoje cada vez mais transversais e abrangentes na sociedade portuguesa. Desde a defesa por uma mobilidade inclusiva e acessível a todos ao acompanhamento técnico e de conhecimento do mercado automóvel à segurança rodoviária e na educação das melhores práticas junto das populações mais jovens, o Automóvel Clube de Portugal tem crescido de forma acentuada de ano para ano.

É também isso que tem permitido promover cada vez mais o desporto automóvel através de provas emblemáticas como o Rally de Portugal, desempenhar um papel humanitário na cooperação, tal como fez no transporte aéreo de mais de 700 refugiados ucranianos para Portugal. Ou ainda, estar junto dos seus sócios em áreas como a saúde, a documentação, os seguros e de forma cada vez mais consolidada naquele que é o seu core, a assistência na estrada.

O ACP Clássicos tem como principais objectivos fomentar a preservação dos Veículos de Interesse Históricos e promover junto do público o entusiasmo pela sua aquisição, restauro e conservação; promover actividades desportivas, recreativas e culturais no âmbito dos Veículos de Interesse Históricos e a utilização racional dos mesmos, conciliando a sua importância cultural, histórica a industrial, com as boas práticas ambientais.