Bentley planeia voltar a produzir o famoso 4½ Litre Team Blower

16/09/2019

Várias são as marcas que estão a aderir ao movimento “Continuation Series” reeditando modelos e técnicas passadas de modelos de produção muito limitada. Agora é a Bentley que se prepara para lançar o 4½ Litre Team Blower Continuation Model, após ter produzido um exemplar único do Bentley Corniche, no ano em que a marca britânica comemora o seu centenário. O anúncio foi feito no Salon Privé, aquando da apresentação do Corniche e tal como este a construção estará a cargo do departamento Mulliner.

O 4½ Litre Team Blower é um modelo bastante importante para a Bentley, já que foi um automóvel que teve um grande palmarés nas pistas de toda a Europa nos anos 20, construídos por Sir Tim Birkin e produzidos em quatro unidades. Estes automóveis têm demonstrado ser os Bentley mais valiosos da história.

A Mulliner irá produzir doze exemplares, o mesmo número de provas que os quatro exemplares originais efectuaram. Tal como Adrian Hallmark, presidente da Bentley, diz, estes 12 exemplares serão uma homenagem à herança da Bentley, mas também para demonstrar as capacidades de execução dos trabalhos da equipa da Mulliner.

A equipa da Mulliner irá demorar cerca de dois anos a produzir os doze exemplares, com uma mistura de tecnologia de ponta, com a produção artesanal da época, para garantir que cada veículo será igual ao modelo original. Para a produção dos componentes, a Bentley pegou no chassis HB 3403 original, desmantelou-o todo, voltando-o a montar, para fazer um scan a 3D de todas as peças e também para produzir as ferramentas necessárias para a produção de certos componentes, tal como na época.

O motor também será uma réplica daquele utilizado pelos Team Blower originais, o quatro cilindros com 16 válvulas e 4.4L, equipado com um compressor Amherst Villiers Mk IV do tipo Roots, montado na frente do automóvel, para produzir 240cv às 4200rpm. Quando foram produzidos, os Bentley 4½ Litre Team Blower eram os modelos mais rápidos e competiram em várias provas, tais como as 24h de Le Mans. Por serem automóveis rápidos, estes agradaram a Ian Fleming, para o automóvel favorito dos primeiros filmes de James Bond. A Bentley espera ver estes “novos” Bentley a serem utilizados pelos felizes proprietários, em vários eventos de clássicos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.