BMW 328 de 1937 roubado de colecção portuguesa

13/07/2020

Um BMW 328, de 1937, foi roubado de uma colecção portuguesa em Ponte de Lima no passado dia 7 e Julho, tendo sido visto pela última vez em Sampaio, Ermesinde, este Sábado, dia 11 de Julho.

O raro modelo alemão, avaliado em cerca de um milhão de euros, tem a matrícula DH-10-34 e o número de chassis 85173.

Apesar de as autoridades, assim como o Departamento Histórico da BMW em Munich, já terem sido notificados do desaparecimento, os proprietários agradecem qualquer informação, que poderá ser enviada directamente para o Jornal dos Clássicos.


Sobre o BMW 328

A ascensão da BMW ao restrito clube de automóveis desportivos de excepção foi rutilante. Em 1928 iniciou a produção do Austin Seven – o Dixi – e em 1936 produziu um dos melhores desportivos de todos os tempos. Levou apenas oito anos a produzir uma obra-prima da técnica, que mudou o rumo da história.

Depois do Dixi, a BMW lançou, em 1933, o seu primeiro automóvel com motor de seis cilindros. Os modestos 1200cc do 303 não permitiam grandes veleidades desportivas. Mais importante foi a contratação de Fritz Fiedler, responsável técnico na Horch. Fiedler teve um papel fundamental, tendo-lhe sido confiada a evolução do motor de seis cilindros, que iria acompanhar até à Segunda Guerra Mundial. Os 315 e 319, de 1,5 litros, beneficiaram com a sua intervenção, mas o 328 foi o ponto alto dessa associação. Apresentado em 1936, tinha um renovado motor de dois litros de capacidade. A cabeça em alumínio comportava câmaras de combustão hemisféricas, mas o comando das válvulas, por razões de produção e concepção do motor, continuava a ser efectuado mediante uma única árvore de cames lateral, apenas possível graças ao engenho de Fiedler. Existia um segundo jogo de balanceiros e touches, ligados ao comando das válvulas de admissão para dirigir as de escape. Complexo, mas eficaz. A cobertura deste sistema dá ao motor o aspecto de uma dupla árvore de cames à cabeça. Os carburadores, montados sobre o motor, conferem uma altura generosa ao conjunto, sem problemas para o espaçoso motor do 328.