A ideia da criação de dois modelos desportivos, com base nas berlinas 501 e 502, partiu de Hanns Grewenig, após os vários pedidos feitos por Max Hoffman, o importador da marca em Nova Iorque. Além disso, os Mercedes-Benz 300SL e 190SL foram bem recebidos pelo público, o que ajudou a que o quadro de administração da BMW aprovasse a ideia.
O engenheiro Fritz Fiedler ficou responsável pelo desenvolvimento da plataforma, criando duas versões a partir dos chassis dos BMW 501 e 502, isto para baixar os custos. Os desenhos iniciais foram desenvolvidos por Ernst Loof, no entanto, Albrecht von Goertz foi recomendado por Hoffman, para enviar os seus desenhos para a BMW, que prontamente o convidou a ingressar na equipa, sendo então o responsável pelos desenhos do 503 e 507.
O motor que equipa o 503 é um V8, com válvulas na cabeça, de 3168 cc de cilindrada. Este motor era o mesmo utilizado pelas berlinas, mas aqui viu a sua potência aumentar, devido à adição de dois carburadores e um sistema de lubrificação melhorado, usando uma bomba de óleo operada por corrente. Com uma taxa de compressão de 7,5:1, o motor produz 140 cv às 4800 rpm, mais 30 cv que o motor das berlinas. Acoplado ao motor, está uma caixa de quatro velocidades manual que envia a potência para as rodas traseiras. A suspensão frontal é de triângulos sobrepostos, com barra de torção, e na traseira é de eixo com barra de torção. A travagem está a cargo de travões de tambor nas quatro rodas, com a opção de poder vir com travões de disco na frente. O peso do 503 fica na ordem dos 1500 kg, o suficiente para fazê-lo chegar aos 185 km/h.
O exemplar presente aqui, tem a sua história conhecida desde de novo, toda documentada, inclusivamente tem o manual original. Tem presente todo o interior original, assim como as jantes e o extra mais valioso, os travões de disco. Só foram produzidos 273 exemplares do BMW 503 e somente dois foram equipados com o banco traseiro que se pode ver neste modelo, disposto lateralmente. Foi levado a leilão, pela RM Sotheby’s, no Fort Lauderdale, no final de Março, tendo sido leiloado por 137.500 dólares, cerca de quase 123.000 euros.