BMW M1, o automóvel de corrida que nunca chegou a competir

14/03/2023

O BMW M1 E26 foi o primeiro automóvel da BMW Motorsport e é um dos poucos modelos que começou como um automóvel destinado para a competição e que mais tarde foi desenvolvido uma versão para uso em estrada de forma a poder competir fora dos circuitos.

Mas o desenvolvimento do M1 não foi bem conseguido e o automóvel nunca chegou a competir.

No entanto, os fundamentos da concepção do automóvel eram espetaculares, desde um design elegante de Giorgetto Giugiaro até ao motor BMW M88 de seis cilindros em linha, até ao seu chassis de corrida do Lamborghini-Dallara.

No entanto, a produção deste modelo teve foi confrontada com problemas na produção quando Lamborghini entrou em falência após se apropriar indevidamente de fundos recebidos da BMW para o M1 e do governo dos EUA para desenvolver um veículo militar todo-o-terreno e, a cereja no topo do bolo, ser processada por copiar o trabalho de outra empresa.

A BMW conseguiu invadir a fábrica da noite para o dia e recuperar as suas peças e ferramentas, de forma a transferir produção para outro lugar. Infelizmente, não chegaram a ser produzidos exemplares suficientes para poder participar nas corridas do Grupo 4 e do Grupo 5 da FIA – as classes para as quais foi concebido.

Veja o vídeo acima para descobrir toda a história deste incrível automóvel.