BMW R100GS PD Classic de 1995 que nunca saiu da sua caixa de transporte

26/09/2022

A BMW venceu o Rali Paris-Dakar quatro vezes seguidas, de 1981 a 1985, com a R80G/S, a mota responsável pelo segmento das motos de aventura. Após alguns anos em comercialização, chegou a difícil tarefa de substituir o modelo de sucesso, com o risco que isso acarreta.

Como era uma tarefa bastante complicada, a BMW decidiu averiguar como é que os proprietários da R80G/S estavam realmente a utilizar a mota e, com essas respostas, produzir um modelo que melhor correspondesse às suas necessidades. Apesar de 98% dos proprietários indicarem que utilizavam raramente a sua mota fora de estrada, essa capacidade não poderia ser posta de parte. A resposta foi a BMW R100GS, lançada em 1987.

A mecânica é praticamente a mesma, com alguns melhoramentos, mantendo o motor de dois cilindros boxer arrefecido a ar, alargado para os 980cc, agora com uma potência de 60cv e 76Nm de binário. A potência era transmitida para a caixa de cinco velocidades manuais.

A suspensão traseira foi completamente redesenhada, agora com um sistema Paralever. Além disso, a aerodinâmica foi melhorada e foram adicionados espaços para transportar bagagem. Na versão R100GS PD, onde PD significa Paris Dakar, o reservatório de combustível passava para os 25 litros de capacidade. A produção continuou até 1996, sendo hoje bastante procurada por aqueles que querem uma mota clássica, mas com fiabilidade e mecânica simples.

Presente neste artigo está uma BMW R100GS PD Classic de 1995 na cor Avus Black que muito possivelmente é a única no mundo que ainda está na sua caixa de transporte com que saiu de fábrica, fazendo com que nunca tenha sido montada.

O motivo pelo qual a mota nunca foi montada não é conhecido, mas manteve-se sempre no concessionário que a recebeu em 1995, o Blackfoot Motorcyle, de Alberta, no Canadá. No odómetro é possível ler 99.985 quilómetros, mas não é estranho, visto que vinham todas assim, sendo necessário proceder a 15 quilómetros de testes após a montagem e assim as motas eram entregues com zero quilómetros. Ainda assim marca 1,8 quilómetros no odómetro parcial, que era a distância efectuada após a fabricação da mota na fábrica da BMW nos rolos de testes.

No passado dia, 27 de Agosto, esta BMW R100GS PD Classic foi vendida num leilão através da plataforma da Bring a Trailer, por 47.250 dólares, cerca de 47.500 euros. Juntamente com a mota segue um certificado de autenticidade do concessionário que a manteve até 2022.