Como era uma tarefa bastante complicada, a BMW decidiu averiguar como é que os proprietários da R80G/S estavam realmente a utilizar a mota e, com essas respostas, produzir um modelo que melhor correspondesse às suas necessidades. Apesar de 98% dos proprietários indicarem que utilizavam raramente a sua mota fora de estrada, essa capacidade não poderia ser posta de parte. A resposta foi a BMW R100GS, lançada em 1987.
A mecânica é praticamente a mesma, com alguns melhoramentos, mantendo o motor de dois cilindros boxer arrefecido a ar, alargado para os 980cc, agora com uma potência de 60cv e 76Nm de binário. A potência era transmitida para a caixa de cinco velocidades manuais.
A suspensão traseira foi completamente redesenhada, agora com um sistema Paralever. Além disso, a aerodinâmica foi melhorada e foram adicionados espaços para transportar bagagem. Na versão R100GS PD, onde PD significa Paris Dakar, o reservatório de combustível passava para os 25 litros de capacidade. A produção continuou até 1996, sendo hoje bastante procurada por aqueles que querem uma mota clássica, mas com fiabilidade e mecânica simples.
Presente neste artigo está uma BMW R100GS PD Classic de 1995 na cor Avus Black que muito possivelmente é a única no mundo que ainda está na sua caixa de transporte com que saiu de fábrica, fazendo com que nunca tenha sido montada.
O motivo pelo qual a mota nunca foi montada não é conhecido, mas manteve-se sempre no concessionário que a recebeu em 1995, o Blackfoot Motorcyle, de Alberta, no Canadá. No odómetro é possível ler 99.985 quilómetros, mas não é estranho, visto que vinham todas assim, sendo necessário proceder a 15 quilómetros de testes após a montagem e assim as motas eram entregues com zero quilómetros. Ainda assim marca 1,8 quilómetros no odómetro parcial, que era a distância efectuada após a fabricação da mota na fábrica da BMW nos rolos de testes.No passado dia, 27 de Agosto, esta BMW R100GS PD Classic foi vendida num leilão através da plataforma da Bring a Trailer, por 47.250 dólares, cerca de 47.500 euros. Juntamente com a mota segue um certificado de autenticidade do concessionário que a manteve até 2022.