Publicidade Continue a leitura a seguir

BMW Touring Coupe, o Z3 Coupe do século XXI

Publicidade Continue a leitura a seguir

Em Janeiro de 1998, a BMW iniciava a produção do Z3 Coupe, com a designação interna E36/8, com um desenho pouco usual, a que foi logo apelidado de “carrinha do pão” ou “sapato de palhaço”, devido à sua conjugação de um coupé desportivo e uma carrinha, inclusivamente, em Portugal existiram alguns exemplares comerciais com apenas dois lugares e rede divisória.

 

O Z3 Coupe estava disponível apenas com motores de seis cilindros de 2,8 e 3,0L de cilindrada nas versões “normais” e de 3,2L de cilindrada no modelo M Coupe, este último com potências entre os 320 e os 325cv, dependendo se está equipado com o motor S50 ou S54.

Agora a BMW apresentou o seu protótipo Touring Coupe, no passado dia 19 de Abril, aquando do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, em Itália, inspirado no Z3 Coupe e com base no mais moderno BMW Z4.

Toda a sua carroçaria foi produzida à mão, o que faz relembrar os automóveis clássicos em que as suas formas eram esculpidas pelas mãos de artesãos. Ao nível mecânico, o BMW Touring Coupe vai também buscar inspiração ao Z3 Coupé e está equipado com o motor de seis cilindros em linha que equipa o Z4 M40i, debitando 340cv e 500Nm de binário.

Não só este protótipo é único, como também as malas que o acompanham foram desenhadas e produzidas especificamente para a apresentação do Touring Coupe, pela empresa italiana Schedoni.

Por enquanto, a BMW ainda não demonstrou interesse na produção deste protótipo, mas sem dúvida que seria uma boa adição à sua gama de modelos, o que a acontecer, será sempre em números limitados.