Bonhams leiloa uma rara scooter Kingsbury 2 ¼ hp com mais de 100 anos

17/01/2023

A história mostra-nos que nem sempre as inovações são, na realidade, novas pois muitas vezes são inspiradas em projectos passados que por vicissitudes da época acabam por não vingar.

Um desses exemplos é a Kingsbury 2 ¼ hp, uma scooter em tudo semelhante às actuais trotinetes eléctricas que estão por toda a parte, mas que foi produzida há cem anos pela empresa britânica Barningham Brothers’ Kingsbury Engineering Co Ltd, uma empresa aeronáutica que se virou para os motociclos após a Primeira Guerra Mundial. Devido ao pouco sucesso, este modelo só foi produzido de 1919 a 1920, sendo depois substituído por um motociclo mais robusto.

A Kingsbury 2 ¼ hp tinha um quadro simples, produzido em aço, com a zona dos pés produzida em madeira. É equipada com um motor de um cilindro a dois tempos e refrigerado a ar com 2.25cv, daí a sua designação, que envia a potência para a roda traseira através de uma corrente. A mistura é injectada no motor através de um carburador Mills e o depósito de combustível está situado logo acima do motor.
A travagem é assegurada apenas na roda traseira através de dois sistemas, um accionado através da alavanca no guiador e outro no pedal na zona dos pés. Apenas a roda da frente tem equipado um sistema básico de suspensão. A iluminação é assegurada por um dínamo BTH, que envia a corrente eléctrica para o farol frontal P&H e para o traseiro Lucas.

Presente neste artigo está uma rara Kingsbury 2 ¼ hp de 1920, com o quadro número 134 e motor número 117, que foi submetida a um restauro há vários anos, mostrando agora alguma “patine”.

No dia 1 de Fevereiro irá a leilão, num evento levado a cabo pela Bonhams durante o Salão Rétromobile, em Paris, após estar na colecção Dr. Peter e Ulrike Bühner. O seu valor estimado de venda situa-se entre os 3.500 e os 5.500 euros.