O caminho até à F1: Luigi Musso

14/10/2017

O mais novo de uma “ninhada” de pilotos amadores, Luigi Musso começou a correr em 1950 ao volante do Giannini de um dos irmãos na Volta à Itália, para acabar a participação colidindo contra um monumento a Garibaldi… Os manos ficaram renitentes em apoiar o benjamim, só baixando a rédea ao final de um ano, deixando-o andar com um Stanguellini.

O ex-praticante de equitação, esgrima e tiro (os Musso eram uma família bem abonada) começou a dar nas vistas, sobretudo ao volante de pequenos carros de sport transalpinos como os Giannini ou os Giaur, fazendo com que em 1953 seja um dos jovens escolhidos pela Maserati (um pouco por influência de Mimmo Dei, ao agente da marca em Roma) para representar o tridente em corridas de Sport. Ele agradece a oportunidade sagrando-se campeão italiano da classe 2 Litros nesse mesmo ano! E como menino bem comportado que foi, mereceu estrear-se no Mundial de F1 no GP de Itália de 1953 ao volante de um A6GCM oficial!

Pedro Branco