Caramulo Motorfestival celebra os 90 anos do lançamento do Citroën Traction Avant

04/08/2024

Com data marcada para os próximos dias 6, 7 e 8 de Setembro, o Caramulo Motorfestival comemorará os 90 anos de um modelo marcante na história do automóvel: o Citroën Traction Avant, primeiro automóvel de produção em massa à escala mundial com carroçaria monocoque e tracção dianteira.

Produzido pela marca entre 1934 e 1957, o Traction Avant alcançaria as 760 000 unidades fabricadas, ultrapassando pela primeira vez o marco dos seis dígitos para automóveis produzidos sob a configuração de tracção às rodas anteriores.

Com uma gama completa baseada nos sedans de quatro portas, a oferta incluía igualmente as propostas Commerciale (com distância entre eixos mais longa), e também a Familiale com três fileiras de bancos. Pese embora a tracção dianteira e a suspensão independente nas quatro rodas já estivessem estabelecidas em automóveis de produção com a Auto Union, o Traction Avant foi pioneiro na integração dessas características na produção em massa, sendo além disso um dos primeiros a adoptar a direcção de pinhão e cremalheira. Além destes elementos, a “Arrastadeira” (assim carinhosamente conhecida entre nós) distinguia-se ainda dos seus contemporâneos pela sua presença em estrada, motivada por uma altura mais baixa.

Outro aspecto técnico importante consistia no seu eixo de transmissão em liga de alumínio fundido, bastante radical para a época e que, pelas suas idiossincrasias e possibilidades, seria escolhido por John Cooper para o seu Cooper T43 – o primeiro F1 de motor central a vencer na categoria rainha em 1958 – e para os sucessores T45, T51 (vencedor do Campeonato do Mundo de 1959) e T53.

Para assinalar este importante marco, o Citroën 15-Six D “Traction Avant” do Museu do Caramulo irá participar na Rampa Histórica Michelin, demonstrando a vitalidade e actualidade das suas inovações tecnológicas, evocando ainda uma história coroada de momentos brilhantes, dos quais se destacam a participação no Rally de Monte Carlo na década de 50.

O Caramulo Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo, em parceria com o Automóvel Club de Portugal, e conta com o apoio da Aston Martin, Maserati, Porsche, Castrol, Alfa Romeo, Kia, Michelin, Strong Charon, Fidelidade, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Speedflag, Jornal dos Clássicos e banco BPI | Fundação la Caixa.

Para mais informações aceda ao site oficial em www.caramulo-motorfestival.com.