Carchitecture: A arquitectura e os automóveis

22/10/2021

A arquitectura e os automóveis pouco ou nada têm em comum, excepto numa situação particular, quando se trata de construir uma garagem ou um espaço único, para albergar os automóveis dos nossos sonhos.

Frank Lloyd Wright foi um dos melhores profissionais a produzir arquitectura moderna a meio do século XX com criações muito à frente do seu tempo. Para além da sua colecção de mais de 80 automóveis, Wright disse que “O automóvel não é um cavalo e por isso não necessita de uma quinta” e, em vez disso, ele integrava o “espaço do automóvel” nos seus projectos de casas. Muitos arquitectos seguiram o seu exemplo e seguem-se alguns trabalhos inspirados pela sua ideia e conceptualizados em várias partes do mundo.

Frank Lloyd Wright

Para iniciar esta lista, nada melhor que o criador deste movimento, Frank Lloyd Wright, que desenhou esta casa, em 1951, localizada em Usonia, Nova Iorque, para Roland Reisley. A casa ainda permanece com o mesmo desenho, onde o telhado anguloso, construído em madeira, é alargado para cobrir o Mercedes-Benz 300 do seu proprietário. A casa ainda é habitada pelo seu proprietário original.

BASIL Architecture

A BASIL Architecture, da Bélgica, criou esta garagem, em Bruges, em que combina o desenho de uma antiga área industrial com estilo moderno no interior.

Dieter Vander Velpen

O arquitecto belga Dieter Vander Velpen desenhou a casa de um representante belga da Maserati, com uma garagem toda envidraçada de modo a que o seu proprietário possa expor o seu Maserati Mexico.

FujiwaraMuro

Os arquitectos da FujiwaraMuro criaram esta garagem única para um cliente de Takamatsu, no Japão. O cliente queria a sua casa com a maior privassidade possível, excepto a garagem, algo que queria que fosse visível da rua, mas, estando dentro de casa ao mesmo tempo. O resultado é bastante minimalista, composto maioritariamente pela cor branca, mas bastante agradável de olhar.

Matt Fajkus Architecture

Esta casa foi desenhada pela Matt Fajkus Architecture, do Texas, nos EUA, composta com uma grande sala de estar suspensa, que também dá abrigo aos automóveis do seu proprietário, assim como espaço para uma enorme garagem no rés-do-chão.

Studio OxL

Esta garagem, localizada em Arnhem, na Holanda, foi criada pela Studio OxL, onde partilha o mesmo espaço com a sala de estar. Esta casa foi convertida a partir de uma antiga unidade industrial.

In Praise of Shadows

Esta casa, localizada em Tel Aviv, em Israel, é conhecida pela casa “In Praise of Shadows”, ou seja, “Em Louvor das Sombras”, tudo devido ao seu desenho que faz com que várias sombras sejam produzidas na garagem e o seu proprietário consiga vislumbrar o seu automóvel a partir da sala de estar através de um grande vidro.

Casa em Kempusche Vaart

Esta garagem, em Kempusche Vaart, na Bélgica, tem uma garagem subterrânea, mas, tem no seu tecto um grande vidro, de modo a que o seu proprietário possa apreciar os seus automóveis a partir da sala de estar que se situa no piso superior.