Carhenge: automóveis antigos em versão americana de Stonehenge

O Stonehenge tem servido de inspiração à criação de múltiplas réplicas um pouco por todo o mundo. Uma das mais peculiares é aquela que a seguir apresentamos: tem como nome Carhenge, situa-se em Alliance, no Nebraska (EUA), foi construída em 1987 e trata-se da homenagem de um homem de terras de Tio Sam, Jim Reinders, ao falecido pai.

Quando vivia em Inglaterra, Reinders, artista experimental, teve oportunidade de estudar o design e propósito do Stonehenge. O norte-americano ficaria encantado com o célebre monumento megalítico da Idade do Bronze localizado no condado de Wiltshire, em terras de Sua Majestade.

Pouco depois de o progenitor sucumbir, em 1982, Reinders tomou uma decisão: homenageá-lo. Ocorrer-lhe-ia a ideia de construir o Carhenge. Bem pensado, melhor feito. Cinco anos volvidos, em 1987, ajudado por 30 membros da família, usou 39 automóveis e colocou-os de modo a reflectir a posição das rochas que formam o monumento pré-histórico. O círculo das carroçarias, releve-se, mede 29 metros de diâmetro, apresentando, portanto, semelhanças com o tamanho verificado em Stonehenge.

De referir que para cada viatura na vertical, o norte-americano teve de construir uma espécie de cova com cerca de 1,5 metros de profundidade. Foi, igualmente, aplicada uma tinta cinza em todas as carroçarias, de maneira a ficar o mais parecido possível com Stonehenge.

O Carhenge recebe, em média, 60 mil visitantes por ano, sendo, actualmente, a maior atracção turística de Alliance, uma pequena urbe com cerca de nove mil habitantes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.