Carrinhas Aston Martin: Shooting Brake ou “Shocking Break”?

22/02/2021

Falar de carrinhas Aston Martin não é propriamente falar de carrinhas para transportar grandes cargas ou para ex-agente secreto reconvertido em bom pai de família. Poderá até parecer uma incongruência, uma afronta (!), construir uma versão carrinha a partir dos GT’s mais elegantes do mercado. Mas essa ousadia mereceu, ao longo das décadas, o acolhimento de alguns privilegiados, ao ponto da versão Shooting Brake constituir na Aston Martin, uma verdadeira tradição.

Aston Martin DB5 Shooting Brake by Radford

Foi com o icónico DB5 que se iniciou a tradição do Shooting Brake, quando David Brown emitiu o desejo de propor uma versão mais polivalente e diferente do resto da produção. O resultado foi o magnífico DB5 Shooting Brake realizado por Harold Radford, em 1963. Foram fabricados 12 exemplares.

Aston Martin DB6 Shooting Brake by Radford

O DB6 teve igualmente direito a uma versão carrinha, perdão…, Shooting Brake! Radford fabricou cerca de sete exemplares, com linhas muito semelhantes às do DB5, mas integrando agora, o desenho truncado característico da traseira do DB6.

Aston Martin DB6 Shooting Brake by Panelcraft

O conceito inspirou igualmente outros artesãos, tais como FLM Panelcraft, que propôs um DB6 Shooting Brake, com um desenho da secção traseira menos consensual, tendo sido fabricado em apenas três exemplares.

Aston Martin DBS Shooting Brake by Panelcraft

Apesar de um desenho mais sóbrio, o Shooting Brake da FLM Panelcraft, baseado no Aston Martin DBS, acabou por ser um exemplar único.

Aston Martin Virage Shooting Brake

No Salão de Genebra de 1992, a Aston Martin apresenta o seu primeiro Shooting Brake, ou seja, o primeiro Shooting Brake fabricado pela marca em Newport Pagnell em vez de confiar a tarefa a alguns especialistas locais da transformação.

Aston Martin V8 Shooting Brake

A versão V8 Vantage teve igualmente direito a uma versão Shooting Brake mas com uma produção ainda mais limitada. Estima-se que foram construídos 3 exemplares desta versão, mais uma versão Roos com uma traseira mais inclinada e ainda uma versão de cinco portas.

Aston Martin Jet 2+2

Em 2004, Bertone propõe a sua interpretação do que poderia ser um Aston Martin Shooting Brake do século XXI, mas não passou de show car. Em 2013, Bertone aproveita a base do Rapide para repetir o exercício e apresenta o Jet 2+2, homologado para circular na estrada. Se gostou deste Jet 2+2 e caso esteja a ponderar a aquisição de uma “carrinha”, então aproveite, que este exemplar único está actualmente à venda na Inglaterra. O preço não foi tornado público…

Aston Martin Vanquish Zagato Shooting Brake

Este é um dos quatro membros da família Vanquish Zagato. Limitado a 99 exemplares, é a mais recente interpretação do conceito Shooting Brake, na qual participa igualmente a Zagato, outra casa ilustre e cuja parceria com a Aston Martin já remonta ao inesquecível DB4 GT Zagato. Tal como nas versões anteriores, o volume da bagageira e os aspecto práticos, pouco ou nada importam. Aqui, apenas conta o prazer de desfrutar do V12, ao volante de um automóvel so diferent.