Cinco contas de instagram que todos os petrolheads deviam seguir

09/06/2022

O Jornal dos Clássicos seleccionou cinco contas de Instagram que estão, embora que de diferentes formas, intimamente ligadas ao mundo motorizado.

#1 – DK Engineering

https://www.instagram.com/dkengineering/

A DK Engineering é uma empresa inglesa que se especializou no restauro e venda de modelos da casa de Maranello. O seu papel activo como proprietários e a participação em competição com modelos Ferrari concede-lhes a experiência em primeira mão com a marca.

#2 – Manu Campa

https://www.instagram.com/manucampart/

Há alguns anos que Manu Campa, pintor nascido em Madrid, centrou toda a sua atenção no mundo do automóvel. Os automóveis clássicos, uma das suas paixões, tornaram-se desde então o motivo principal do seu trabalho, sendo os reflexos ou o brilho de cada uma das suas pinturas a particularidade que define a sua produção artística. As obras de Manu Campa já figuraram em exposições realizadas em Madrid, Miami, Tokio, Nova Iorque ou Lisboa. O artista espanhol é ainda embaixador da Mini e da Tag Heuer.

#3 – Speedflag

https://www.instagram.com/speedflagstore/

Lançado em 2021 pelo Museu do Caramulo, a Speedflag é um marketplace que pretende ajudar os aficionados do mundo motorizado a celebrar a sua paixão. Conta actualmente com cerca de 1500 produtos, que integram uma numerosa e variada lista de categorias, desde cartazes e ilustrações, livros, vestuário e calçado, acessórios, passando pelas miniaturas de automóveis, até aos produtos para cuidar de um automóvel clássico.

#4 – Chris Labrooy

https://www.instagram.com/chrislabrooy/

Formado em design de produto, Chris começou a utilizar o 3D como uma ferramenta simples para visualizar ideias para produtos. À medida que a tecnologia e o hardware 3D evoluíram, Chris viu uma oportunidade de o explorar como um meio criativo em si mesmo, com o qual ele poderia subverter e distorcer objectos utilizados no cotidiano atribuindo-lhe formas tipográficas e esculturais. Sediado na Escócia, o seu trabalho pode ser visto na Europa e nos Estados Unidos e entre alguns dos seus clientes contam-se várias marcas de automóveis como a Porsche, a Jaguar, a Lamborghini, a Citroën ou a Lexus.

#5 – Lopresto

https://www.instagram.com/lopresto.official/

A Coleção Lopresto nasceu em 1979. Ao longo dos anos, Corrado Lopresto coleccionou mais de 150 automóveis de marcas italianas, muitos deles exemplares únicos, protótipos ou customizados, e todos com características especiais, exemplares raros, séries especiais, chassis número 1 ou automóveis com proprietários famosos. Os automóveis da coleção são estritamente italianos e cobrem toda a história da indústria automóvel italiana, desde 1901 até os dias modernos. Juntamente com as marcas mais conhecidas, muitos nomes esquecidos estão também presentes, como Ansaldo, Diatto, Bianchi, Stanguellini, Isotta Fraschini, Cisitalia, Osca, De Tomaso e Iso Rivolta.