Clássico Land Rover Defender regressa à vida com a Goodyear

26/03/2021

Quando a Land Rover anunciou o fim da produção do seu modelo original, ao fim de 67 anos, muitos amantes do todo-o-terreno sentiram ter chegado o fim de uma era. Porém, um exclusivo programa de edição limitada da divisão Classic da Land Rover dará a 25 entusiastas a oportunidade de possuírem uma versão muito especial do Defender original: o Works V8 Trophy.

A Goodyear foi escolhida para fornecer os seus lendários pneus de todo-o-terreno Wrangler MT/R para esta edição limitada feita à mão e inspirada nas aventuras todo-o-terreno do Camel Trophy da década de 1980. Os reinventados Land Rover enfrentarão alguns dos terrenos mais duros do mundo. O moderno tributo, avaliado em 225 mil euros, tem por base os Defender que protagonizaram boa parte dessa década.

A Land Rover Classic elegeu os Goodyear Wrangler MT/R 235/85R16 para lidar com a potência e o binário do motor V8 a gasolina de cinco litros. Combinando 405cv e 515Nm de músculo, o Works V8 Trophy regista um enorme aumento de rendimento relativamente ao modelo original da época, exigindo um pneu que possa proporcionar aderência e estabilidade tanto em estrada como fora dela.

 

O Wrangler MT/R tem sido, durante muito tempo, a primeira escolha para a Land Rover quando se trata de verdadeira acção no todo-o-terreno e de competição. Após o desaparecimento do Camel Trophy, a Land Rover criou, em 2002, o G4 Challenge. Este programa contava com uma acção em todo-o-terreno extrema em quatro continentes, com cada um dos quatro modelos emblemáticos da Land Rover: Freelander, Discovery, Range Rover e, claro, Defender. Quatro veículos muito diferentes, mas todos utilizando Wrangler MT/R, escolhidos após extensos testes levados a cabo pela Land Rover.

“A Goodyear tem feito parte da história do Defender durante grande parte da sua vida”, referiu Hans Vrijsen, director geral de OE da Goodyear EMEA. “Desde o pneu G90 original, um dos preferidos dos agricultores durante gerações, até ao mais recente Wrangler Duratrac no novo Defender. Estamos orgulhosos de manter a Land Rover em movimento nas mais duras condições “.

O Goodyear Wrangler MT/R foi escolhido para o Defender Works V8 Trophy como um pneu de todo-o-terreno extremo, com um desenho de blocos especial, para maior tracção e aderência. Conta com tecnologia Goodyear patenteada, para protecção contra a penetração nas paredes laterais, a qual oferece uma protecção aumentada devido à capacidade para resistir a furos quando numa condução sobre rochas, lama e areia.

As 25 unidades do Defender Works V8 Trophy de edição limitada foram vendidas três dias depois de este ser colocado à venda, mas outros proprietários de Land Rover podem igualar a sua capacidade em todo-o-terreno com a Goodyear, que oferece uma ampla gama de pneus para além do Wrangler MT/R, para se ajustarem tanto a modelos clássicos como modernos.

Sobre a The Goodyear Tire & Rubber Company

A Goodyear é uma das maiores empresas do mundo do sector do pneu. Emprega cerca de 62.000 pessoas e fabrica os seus produtos em 46 instalações em 21 países de todo o mundo. Os seus dois centros de inovação, em Akron (Ohio) e em Colmar-Berg (Luxemburgo), esforçam-se por desenvolver produtos e serviços de última geração, que marcam o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho.