Club MX-5 Portugal de regresso ao activo

24/06/2021

Depois de mais de um ano de interrupção, decorrente das limitações inerentes à pandemia de COVID-19, o Club MX-5 Portugal pôde regressar, finalmente, à estrada. O primeiro encontro de 2021 realizou-se no passado Sábado, dia 5 de Junho, onde se reuniram cerca de três dezenas de unidades do roadster mais vendido do mundo, nas suas diferentes gerações e cores.

Organizado pela Mazda Motor de Portugal e cumprindo-se com todas as recomendações da DGS, este “Passeio Pela Beira Alta” começou por reunir os participantes na Pousada Convento de Belmonte, hoje unidade hoteleira que, no Século XIII, fora um antigo convento, situado a poucos quilómetros de outras edificações de cariz histórico.

Dali o grupo saiu para o Museu Judaico, o primeiro espaço do género em Portugal, onde se retrata a história da comunidade judaica na região e a sua sobrevivência a séculos de perseguição religiosa, no que foi o último reduto da comunidade criptojudaica, aí instalada por volta do Século XV. Seguiu-se uma visita ao Castelo de Belmonte, fortificação medieval edificada em posição dominante na margem esquerda do Rio Zêzere, e que, apesar da distância ao mar, conta com uma história ligada aos descobrimentos portugueses, uma vez que os seus alcaides eram familiares do navegador Pedro Álvares Cabral.

Cumprindo-se essa primeira vertente cultural, os participantes fizeram-se, de novo, à estrada para um percurso até ao Cró Hotel Rural & Thermal SPA, local escolhido para a vertente gastronómica desta actividade lúdico-cultural. Conceito inovador de hotelaria em espaço rural, integra-se num complexo termal de referência, numa envolvente de paisagens naturais, por entre ruínas antigas, ribeiros e serranias. Após o repasto, os Mazda MX-5 subiram serra acima até Almeida, parando nas imediações do Picadeiro D’el Rey, estrutura integrada nas muralhas do Baluarte de Nossa Senhora das Brotas, padroeira dos equídeos, um espaço recuperado em 1996 ao abrigo do projecto de recuperação das Aldeias Históricas de Portugal.

Esta primeira actividade de 2021 terminaria com um lanche no complexo turístico da Quinta do Prado Verde, em Vilar Formoso, ali se revelando o destino e data do próximo encontro do Club MX-5 Portugal. Será no primeiro Sábado de Julho, dia 3, tendo como palco as estradas e locais culturais e gastronómicos da região de Leiria. Informações adicionais serão disponibilizadas nas plataformas oficiais, no portal www.clubmx-5.com e página de Facebook dedicada (nota: Grupo Fechado) – podendo os interessados também encetar contactos pelo email [email protected] ou pelo telefone (+351) 218 258 625.