Colecção de 230 automóveis descoberta nos Países Baixos vai a leilão

16/04/2023

A Coleção Palmen pode ser apelidada de um dos maiores barn finds de todos os tempos, já que é composta por 230 automóveis que foram coleccionados por um período superior a 40 anos, e que depois de guardados raramente foram mostrados a alguém.

 

A colecção recebeu o nome do seu proprietário, Plamen, que guardava os automóveis em dois armazéns e numa antiga igreja, na cidade Dordrecht, nos Países Baixos. A colecção é no mínimo eclética, inclui modelos de marcas como a Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Facel Veja, BMW, Mercedes-Benz, Aston Martin, Jaguar, Rolls-Royce, Cadillac, Alvis, entre muitas outras.

O barn find da colecção de Palmen é uma das mais recentes descobertas, com 230 automóveis fabricados pelas mais prestigiadas marcas de automóveis desportivos e de luxo de países como Itália, Alemanha, França, Grã-Bretanha e Estados Unidos. A colecção no total por 280 veículos, dos quais 40 a 50 são motos, scooters, mopeds ou outro tipo de veículos, como bicicletas produzidas pela MV Agusta, Moto Guzzi e Vespa.
Entre os 230 automóveis destaque para os modelos Alfa Romeo 2600 SZ, Lancia B24 Spyder America, Ferrrai 365 GT 2+2, Rolls-Royce Camargue, Ferrari Dino 308 GT4, Lancia Aurelia B50 Cabriolet, Jensen Interceptor III, Iso Rivolta IR300, Delahaye 135M, Talbot-Lago Record T26, Fiat Dino ou AC Aceca Bristol.

Tal como seria de esperar numa colecção tão eclética quanto a de Palmen, também existem alguns veículos menos comuns, como autocaravanas, exemplo disso é o exemplar da Winnebago Renault Traffic Lesharo. Palmen reuniu ainda na sua colecção outros clássicos como um MGA, MGB, Citroën 2CV, Triumph TR3B, Sunbeam Alpine ou um Volkswagen Karmann Ghia.

A colecção será oferecida em leilão pela Classic Car Auctions a partir do dia 19 de Maio, tendo em conta a sua dimensão, a venda decorrerá até ao início do mês de Junho.