Colecção de carros a pedais da Bugatti vão a leilão

08/12/2022

Dezoito carros a pedais clássicos, que pertenciam à colecção do designer, vendedor e restaurador Sir Terence Conran, irão a leilão no dia 14 de Dezembro no edifício da Bonhams em New Bond Street, em Londres.

O falecido fundador da Habitat, Conran Shop e de vários restaurantes faleceu há dois anos e agora sua família colocou o conteúdo da sua casa, a Barton Court construída a partir de um antigo colégio interno para rapazes, à venda através da Bonhams.

A maioria dos carros a pedais encontravam-se numa parede como forma de decoração. “Ele transbordava com ideias, e sinceramente, às vezes achava-as um pouco estranhas, mas a ideia de pendurar os carros na parede foi um golpe de génio”, declara Lady Conrad. Terence Conran descreveu estes carros a pedais como as suas posses mais queridas, tendo sido adquiridas a um coleccionador francês. Uma frase que Conran usou para descrever esta parede foi, “De certa maneira fazem lembrar-me lindas borboletas”.

A colecção está a ser leiloada individualmente e na sua maioria é composta por modelos contruídos pela Eureka entre 1920 e 1930. Os modelos da Eureka eram construídos de forma exímia a apresentavam, geralmente, bancos em couro, acabamentos em cromados brilhantes, buzinas e instrumentos detalhados. Estes exemplares foram restaurados, com a precisão de um cirurgião, e o preço mais baixo de um exemplar estima-se que ronde as 800 libras. O modelo com o preço estimado de venda mais cara, de 2000 a 3000 libras é o Modelo 28 datado entre 1928 e 1932.

Enquanto a maioria dos modelos apresentam a famosa cor azul da Bugatti, e faziam parte da famosa parede, dois são notavelmente diferentes. O carro a pedais Bugatti Type 57 em vermelho e preto de 1939 fazia parte da decoração de uma das salas da casa e preço estimado de venda encontra-se entre 1800 e 2400 libras. Outro exemplar que se destaca na colecção é o Model Tourist da Eureka em preto e amarelo com uma preço estimado de venda entre 1000 e 1500 libras.

O modelo mais valioso da colecção é o Bugatti Type 52 Baby, um automóvel de criança eléctrico de 1980. Apresenta um chassis de aço, uma chapa de construtor onde está estampado “398 A”, um capô removível preso com tiras de couro – baseado em versões mais longas do Bugatti Type 52 na escala 1:1 – pneus Dunlop Cord “Ballon” e uma roda sobresselente no lado esquerdo. No interior encontram-se bancos estofados em couro castanho, uma tela aerodinâmica, um painel de instrumentos metálicos e um volante de quatro raios. O preço estimado de venda encontra-se entre 6000 e 8000 mil euros.

Existem outros tipos de items de automobilia dentro da colecção que inclui diversas figuras do “Michelin Man”. Conran ficou conhecido por abriu o famoso restaurante “The Bibendum” na Michelin House, a antiga sede britânica da empresa francesa de pneus, localizada em Chelsea.

Existem também várias fotografias de arquivo do mundo automóvel do início do século 20, bem como vários itens em prateleiras que apresentam o Homem Michelin e outros carros de brinquedo antigos. Um dos exemplares mais intrigantes é um modelo de cerâmica vidrada de um automóvel desportivo azul, junto com dois bustos modelados em argila supostamente feitos por Sir Terence Conran, Sir Eduardo Paolozzi e Francis Bacon durante um fim-de-semana em Barton Court.