Camionista colecionou 700 carros para fazer um museu e vendeu-os em leilão

09/10/2017

Colecionar automóveis é o sonho constante de muitas entusiastas, mesmo que a vida real não nos permite dar vida a esse sonho. É preciso dinheiro, sorte, mas também tempo, paciência e perseverança. Um homem dedicou grande parte da sua vida a colecionar automóveis, e pensou em devolver a sua sorte e o seu tempo ao homem comum, abrindo um museu para exibir a sua invulgar coleção.
Em 1962, John Fitzgerald Kennedy era presidente dos Estados Unidos, Neil Armstrong ainda não tinha ido à Lua, e os Beatles ainda não tinham sido convidados do programa americano de televisão, o Ed Sullivan Show. E Ron Hackenberger era um simples camionista que aproveitava as suas longas horas ao volante para procurar automóveis, motos e outros veículos usados ou abandonados. Durante as décadas seguintes, conseguiu acumular mais de 700 veículos diferentes.

Depois de se reformar, Hackenberger considerou seriamente restaurar cada um dos exemplares da sua coleção e fazer um museu, mas foi desencorajado pela logística. Decidiu então livrar-se dos seus automóveis e encontrar novos donos para cada um deles, num leilão gigantesco onde, invulgarmente, foi o único vendedor.

Entre as máquinas leiloadas, está uma invulgar coleção de quase 250 Studebakers, os automóveis preferidos de Ron Hackenbergers. A marca perdeu a sua competitividade depois da Segunda Guerra Mundial face aos ataques cerrados da Ford e General Motors e fechou as portas em 1967, mas ainda é a preferida de muitos aficionados da história do automóvel. A coleção inclui ainda limusines de seis e oito portas da Checker, marca que fabricava os históricos táxis de Nova Iorque.

Hackenberger também se dedicou a juntar automóveis compactos raros nos Estados Unidos, e a sua coleção inclui modelos das marcas Fiat, Isetta, Crosley, Tatra e Borgward.

Um automóvel de três rodas, feito a partir de um cockpit de avião, motos Harley Davidson e Indian Chief dos anos 40 e até tratores John Deere deverão despertar a curiosidade de compradores com gostos mais exóticos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.