Country Garage, o templo dos Mini no Japão

09/03/2021

O Mini é um automóvel icónico da indústria britânica, idealizado por Sir Alec Issigonis, esteve em produção de 1959 a 2000, sem grandes alterações de design e de concepção. Foi revolucionário na maneira de como aumentar o espaço interior, num automóvel de reduzidas dimensões, sendo por isso que o seu motor foi montado numa posição transversal, a caixa de velocidades está montada na zona inferior do motor e a locomoção faz-se através das rodas frontais. É considerado o segundo automóvel mais influente de sempre, atrás do Ford Model T, pois a partir daqui vários foram os fabricantes que construíram rivais, com uma concepção idêntica.

Obviamente, o Mini tornou-se um ícone no mundo dos clássicos, principalmente no Reino Unido, mas também um pouco por todo o mundo. O Japão não é excepção, com bastantes aficionados do pequeno automóvel britânico.

Isso leva-nos à Country Garage, uma empresa que se dedica essencialmente aos Mini desde os anos 60 até actualidade, tendo no exterior dezenas de exemplares. Fica localizada na ilha Shikoku, a mais pequena das principais ilhas do Japão.

A Country Garage foi fundada por Hideyoshi Nakayama que, como pode ser visto, tem uma grade paixão pelos Mini. No exterior tem um vasto leque de exemplares, em vários estados de conservação, onde se incluiu alguns modelos de competição. No interior da sua loja, é possível ver várias peças de automobilia, que o próprio adquiriu numa viagem ao Reino Unido.

Além da automobilia, tem também alguns motociclos e dois Mini, um deles muito especial. O Mini azul com a matrícula KEG 77, tem o chassis número 103, sendo por isso o Mini mais antigo em existência. Segundo Nakayama, o Mini com o chassis número 101 foi utilizado para desenvolvimento e testes de embate e já não existe, o segundo, com o chassis número 102, após os testes a que foi sujeito, foi convertido no protótipo da versão descapotável. O KEG 77 foi adquirido no final dos anos 70 às peças, por 95 libras, após passar anos numa quinta. Foi completamente restaurado para se apresentar na forma de como saiu de fábrica.

Veja a galeria de fotografias deste espaço diferente e que apaixona qualquer aficionado por clássicos, sendo ele entusiasta ou não dos Mini.