Publicidade Continue a leitura a seguir

Depois de 30 anos fechado numa garagem este Alfa Romeo Montreal vai a leilão

Publicidade Continue a leitura a seguir

Na Expo de 1967, que decorreu em Montreal, no Canadá, a Alfa Romeo apresentou um protótipo de um desportivo com linhas futuristas, na altura ainda sem nome. A construção deste protótipo esteve a cargo da Bertone, com base num chassis do Giulia Sprint GT, com um motor de quatro cilindros em linha, 1,6L de cilindrada e 90cv do Giulia TI. O desenho da belíssima silhueta esteve a cargo de Marcello Gandini.

A resposta dos visitante e da imprensa foi tão favorável, que levou a marca italiana a considerar a sua produção, que iria acontecer em 1970, não sem antes serem feitas algumas alterações. Foi dado oficialmente o nome de Montreal e foi equipado com um motor V8 de 2,6L de cilindrada, derivado do Tipo 33 de competição e do 33 Stradale. Este motor, com duas árvores de cames em cada cabeça e lubrificação por cárter seco, utiliza um sistema de injecção mecânica SPICA, para desenvolver uma potência de 230cv às 6.500rpm e 235Nm de binário às 4.750rpm. Acoplado ao motor está uma caixa de cinco velocidades manuais da ZF.

O Montreal é um dos automóveis mais icónicos da Alfa Romeo, com um design distinto e marcante. Apesar de ser tudo favorável, a crise do petróleo e o alto preço fez com que apenas 3.925 exemplares tenham sido produzidos até 1975. Desses, apenas 155 saíram de fábrica com o volante à direita destinados ao Reino Unido, como é o caso do exemplar presente neste artigo.

Este Alfa Romeo Montreal de 1975 passou mais de 20 anos fechado numa garagem, até que o actual proprietário o adquirir em 2008 para fazer o restauro com a sua mulher. Infelizmente, ela acabaria por falecer num acidente e o projecto nunca foi concluído devido à falta de motivação.

Apesar de estar pintado de vermelho, este Montreal saiu de fábrica originalmente pintado em cor de laranja. Agora irá ser levado a leilão, pela Historics Auctioneers, no próximo dia 25 de Setembro, com um valor estimado de venda situado entre os 33.000 e os 44.500 euros.