Descoberto primeiro Land Rover que estava desaparecido há 30 anos

12/01/2018

A Land Rover encontrou o seu avôzinho e vai dar-lhe toda a atenção que ele merece.

O protótipo de pré-produção, que se pensava estar perdido para sempre, foi encontrado num jardim, a apenas alguns quilómetros de distância da fábrica de Solihull e vai agora ser totalmente restaurado.

Trata-se de um dos três exemplares apresentados no Salão de Amsterdão, em 1948, um acontecimento que marcou o início da carreira comercial deste formidável veículo, cuja produção se manteve até 2016.

Este Land Rover manteve-se em utilização até meados dos anos 60, quando se imobilizou numa zona campestre no País de Gales.

Em 1988 perdeu-se o seu rasto, quando estava em vias de ser restaurado. Foi encontrado em 2016, mas foi necessário o trabalho de investigação de alguns especialistas até se comprovar que se tratava de um dos três modelos de pré-série.

A equipa da Classic Works da Land Rover, que se dedica a todo o trabalho de preservação e restauro dos modelos da marca, vai agora iniciar a recuperação deste modelo, que ficará terminada ainda este ano, para a celebração dos 70 anos da marca britânica.

O restauro dos modelos de pré-série apresenta algumas complicações, já que tem pormenores que não passaram para os modelos de produção, como é o caso dos painéis de alumínio de maior espessura e o chassis galvanizado.

Também o tom de verde claro utilizado nestes primeiros exemplares terá que ser investigado e reproduzido fielmente.

Estes modelos de pré-série apresentaram os característicos elementos estéticos que se mantiveram nas séries seguintes e no Defender.

Todos os proprietários e entusiastas Land Rover estão convidados a visitar o Classic Centre Jaguar Land Rover, para acompanhar este cuidadoso restauro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.