10 – Peugeot 309 GTI
Eclipsado pelo sucesso do Peugeot 205 GTI, o 309 GTI tem passado despercebido pelo radar dos coleccionadores. Porém, com a subida dos preços dos bons 205 GTI, os 309 GTI começam a ser de novo considerados como bons investimentos. Um excelente automóvel para se conduzir, com potencial de valorização.
9 – Mitsubishi Galant VR4
Definido pelo seu magnífico motor, o Mitsubishi Galant VR4 utilizava um V6 biturbo com dupla árvore de cames à cabeça e 24 válvulas. Porém, o sucesso da série Lancer Evo determinou-lhe uma carreira sóbria.
8 – TVR T350
Feito com base no excelente TVR Sagaris, este pequeno roadster inglês era tudo menos acanhado. De série o T350 vinha completo com a típica sonoridade TVR, sendo capaz de prestações verdadeiramente impressionantes.
Sucessor do mítico Elan da década de 70, o Elan M100 surpreendeu o mundo pelo uso de tracção dianteira. Fiel aos pergaminhos de comportamento em curva da marca inglesa, o M100 mantém-se como um excelente automóvel para se conduzir rápido, mas menos popular que o Mazda MX-5.
6 – Mitsubishi Starion
5 – Volkswagen Corrado VR6
Este modelo poderia estar mais acima na lista, mas ultimamente tem vindo a ganhar adeptos. No entanto, durante anos o VW Corrado VR6 foi ignorado, mesmo possuindo um excelente chassis.
4 – Ford Racing Puma
A Ford sempre teve modelos rápidos, como o Sierra Cosworth ou o Escort Cosworth. Porém, no caso do Racing Puma, a Ford conseguiu produzir um modelo que prometia bastante, mas que ficava aquém na mecânica (a mesma que a utilizada pelo Puma 1.7) e tinha um preço exorbitante. Actualmente estes modelos são bons investimentos se forem comprados abaixo dos 10 000 euros.
3 – Porsche 968 Club Sport
Agraciado na época com os prémios de “Performance Car of the Year” e “Best Handling Car of the Year 1993”, o Porsche 968 Club Sport viu a sua popularidade descer devido ao sucesso da restante gama. No entanto, o potencial de valorização deste transaxle é enorme.
2 – Subaru SVX/Alcyone
Um tremendo desastre de vendas, mas um automóvel impressionante. O seu motor de seis cilindros em linha com 3,3 litros de capacidade tornava-o verdadeiramente desportivo, mas a caixa automática afastou os adeptos dos Subaru de ralis.
1 – Reliant Scimitar
A marca que produziu o Robin de três rodas, também imaginou o Scimitar, um potente desportivo equipado com um V6 de três litros. Um carro elegante, que caiu no esquecimento. Até agora.