Dez bons automóveis injustamente esquecidos

02/12/2019

Por muito bom que um automóvel seja, algumas vezes até os melhores modelos caem no esquecimento, proscritos para os livros de história. Seja pelo insucesso de venda, ou pela falta de apelo que despertem no público, muitos automóveis passam ao lado de grandes carreiras como clássicos de culto. Mas isto não significa que sejam maus automóveis, como esta lista prova.

10 – Peugeot 309 GTI

peugeot309gti

Eclipsado pelo sucesso do Peugeot 205 GTI, o 309 GTI tem passado despercebido pelo radar dos coleccionadores. Porém, com a subida dos preços dos bons 205 GTI, os 309 GTI começam a ser de novo considerados como bons investimentos. Um excelente automóvel para se conduzir, com potencial de valorização.

9 – Mitsubishi Galant VR4

mitsubishi-galant-vr4

Definido pelo seu magnífico motor, o Mitsubishi Galant VR4 utilizava um V6 biturbo com dupla árvore de cames à cabeça e 24 válvulas. Porém, o sucesso da série Lancer Evo determinou-lhe uma carreira sóbria.

8 – TVR T350

tvr-t350

Feito com base no excelente TVR Sagaris, este pequeno roadster inglês era tudo menos acanhado. De série o T350 vinha completo com a típica sonoridade TVR, sendo capaz de prestações verdadeiramente impressionantes.

7 – Lotus Elan M100

lotus-elan-m100

Sucessor do mítico Elan da década de 70, o Elan M100 surpreendeu o mundo pelo uso de tracção dianteira. Fiel aos pergaminhos de comportamento em curva da marca inglesa, o M100 mantém-se como um excelente automóvel para se conduzir rápido, mas menos popular que o Mazda MX-5.

6 – Mitsubishi Starion

mitsubishi-starion

Bastante desportivo para o seu tempo, o Mitsubishi Starion foi claramente afectado pelo sucesso de modelos mais populares tais como o Toyota Supra, o Mazda RX-7 ou o Nissan 300ZX.

5 – Volkswagen Corrado VR6

volkswagen-corrado-vr6

Este modelo poderia estar mais acima na lista, mas ultimamente tem vindo a ganhar adeptos. No entanto, durante anos o VW Corrado VR6 foi ignorado, mesmo possuindo um excelente chassis.

4 – Ford Racing Puma

ford-racing-puma

A Ford sempre teve modelos rápidos, como o Sierra Cosworth ou o Escort Cosworth. Porém, no caso do Racing Puma, a Ford conseguiu produzir um modelo que prometia bastante, mas que ficava aquém na mecânica (a mesma que a utilizada pelo Puma 1.7) e tinha um preço exorbitante. Actualmente estes modelos são bons investimentos se forem comprados abaixo dos 10 000 euros.

3 – Porsche 968 Club Sport

porsche-968-club-sport

Agraciado na época com os prémios de “Performance Car of the Year” e “Best Handling Car of the Year 1993”, o Porsche 968 Club Sport viu a sua popularidade descer devido ao sucesso da restante gama. No entanto, o potencial de valorização deste transaxle é enorme.

2 – Subaru SVX/Alcyone

ncmdj7_otispty_wci5anw

Um tremendo desastre de vendas, mas um automóvel impressionante. O seu motor de seis cilindros em linha com 3,3 litros de capacidade tornava-o verdadeiramente desportivo, mas a caixa automática afastou os adeptos dos Subaru de ralis.

1 – Reliant Scimitar

reliant-scimitar

A marca que produziu o Robin de três rodas, também imaginou o Scimitar, um potente desportivo equipado com um V6 de três litros. Um carro elegante, que caiu no esquecimento. Até agora.