Dupla de Mercedes-Benz 300 SL vai a leilão no Le Mans Classic

06/06/2018

Trata-se de uma oportunidade única de adquirir não um mas dois Mercedes-Benz 300 SL, os dois exemplares do sobejamente conhecido modelo da marca alemã irão a leilão na venda anual Le Mans Classic da Artcurial.

O par de Mercedes que procuram agora um novo dono foram adquiridos pelo coleccionador sueco Gunnar Giermark na década de 60, tendo permanecido, desde aí, armazenados e mantidos numa condição intocável por décadas. O 300 SL Roadster está avaliado em 1,5 a 2 milhões de euros, enquanto o valor do 300 SL Gullwing ronda 1 milhão – 1,5 milhões de euros.

Giermark comprou o Roadster com 0 km a 7 de Julho de 1963, até 2011, ano da sua morte, conduziu-o ocasionalmente, marcando apenas 1380 quilómetros no hodómetro. Com os seus travões de discos e o bloco do motor em alumínio, este exemplar altamente original representa a última e a mais desejada versão do Roadster. Apenas 57 foram fabricados em 1963, o modelo que vai a leilão faz-se acompanhar do seu hardtop, manuais e documentos originais.

O “asas de gaivota” foi adquirido em Março de 1968, importado de Portugal, onde tinha sido vendido novo a 21 de Julho de 1956. Pouco se conhece da história do automóvel antes de ter chegado às mãos de Giermark, à data conta com 62 mil quilómetros de rodagem.

Gunnar Giermark faleceu sem deixar descendência, posteriormente várias reclamações ao seu património foram feitas e subsequentemente refutadas. Como resultado, o Fundo de Herança sueco, regulamentado pelo governo para heranças não reivindicadas, assumiu a propriedade de ambos os automóveis. A quantia arrecadada no leilão será utilizada no apoio a jovens e pessoas portadora de deficiência.

Sem preço mínimo de reserva os dois Mercedes-Benz dos anos 60 vão a leilão no dia 7 de Julho, em Le Mans.