Enchente de aficionados do mundo motorizado no Leiria Sobre Rodas

01/10/2018

Foi sempre a ‘abrir’. Assim se pode resumir a 5ª Edição do Leiria Sobre Rodas. Durante quatro dias, Leiria assistiu a uma verdadeira romaria dos amantes das duas e quatro rodas, que, vindos um pouco de todos os cantos do país, não quiseram perder um dos mais importantes eventos do género em Portugal.

Feitas as contas foram 50 mil os visitantes que tiveram oportunidade de apreciar mais de cinco centenas de verdadeiras vedetas de duas e quatro rodas que fizeram história entre finais do século XIX e os dias de hoje. Uns vieram apenas para assistir, mas muitos quiseram viver esta festa por dentro, nomeadamente os 294 participantes no passeio de vespas, a que se juntaram mais de 300 ao volante de motorizadas. O passeio de bicicletas foi outro momento especial do evento, com os participantes liderados por um elemento da GNR, também ele de bicicleta e fardado à antiga.

Uma das novidades que gerou grande curiosidade foi um espaço premium, onde foi possível apreciar ‘máquinas’ que fizeram as delícias dos amantes do mundo automóvel. Os aficionados da velocidade e da perícia tiveram oportunidade de ver 52 automóveis em pista no slalom e houve espectáculo, desde logo por Didier Auriol, um dos pilotos convidados, que conduziu pela primeira vez o modelo R5 de ralis. Quem também não deixou os créditos por mãos alheias foi Ricardo Moura que ao volante de um Ford Focus RS ofereceu à plateia momentos de grande espectáculo. Uma das surpresas em pista foi oferecida pela Mercedes, que nos trouxe Pedro Salvador, Campeão Nacional de Velocidade 2018.

A prata da casa mostrou por que razão a região de Leiria é reconhecida pela sua tradição nos desportos motorizados: a começar pelo Campeão Nacional de Todo o Terreno, Ricardo Porém, que se apresentou ao volante de um Mini e de um BMW M2. Valter Gomes entrou em pista com um Porsche RSR, enquanto Paulo Rui Ferreira acelerou ao volante do Toyota Hilux todo o terreno. Os veteraníssimos Ramiro Fernandes e António Rodrigues também marcaram presença e mostraram, uma vez mais, que ainda estão para as curvas.

O Leiria Sobre Rodas distinguiu-se também por proporcionar uma verdadeira viagem pela história do sector automóvel, com uma extraordinária mostra de veículos de todos os tempos. Nesta edição, assinalaram-se duas efemérides especiais, os 70 anos da Land Rover, com duas dezenas de veículos, nomeadamente o Land Rover Série 1, Land Rover 110, tal como o modelo XD Wolf WMIK das SAS. A também septuagenária Porsche esteve igualmente em festa em Leiria, oferecendo a oportunidade de apreciar três dezenas de veículos, como o 365-B, o Porsche 911 ST e o Carrera 6 (906). O interior do estádio foi, durante quatro dias, um verdadeiro museu do automóvel, com centenas de automóveis históricos, sendo o veículo mais antigo o tractor Fordson Model F, de 1918.

No recinto a segurança foi total, ou não estivesse presente o Pandur 1 do Exército. A PSP também se apresentou, quer fora quer dentro do Estádio, com uma mostra temática, com veículos blindados, lancha de água, Audi R8, entre outros, além de exposição de armas. De respeito foi também a participação da GNR, com o Porsche 356 da Brigada de Trânsito, tal como diversas motos antigas e bicicletas da Guarda Fiscal, além da presença habitual da Base Aérea n.º 5, este ano com a sua viatura Protect Fire.

Um dos pontos que captou a curiosidade dos visitantes foi o Leiria Expoauto, no qual marcaram presença 22 concessionários de motos e automóveis, com estreia neste evento da Lamborghini, Bentley e Ferrari,proporcionando um número recorde de test drives e a experiência de entrar em pista com pilotos.

Na tenda dos Superdesportivos multiplicaram-se os modelos de cortar a respiração, como o Porsche GT2 RS 911, o McLaren SLR Mercedes, todos os modelos actuais da Ferrari, tal como todos os Lamborghini clássicos e actuais, todos os modelos 218 da Bentley, uma mostra de monologares de corrida e o Bugatti EB110, entre muitos outros.

Como já é tradição, o evento fechou com um fantástico passeio de clássicos pela cidade, orientados por um antigo polícia sinaleiro vestido a rigor, perante o olhar de milhares de pessoas que encheram as ruas da Leiria, este ano foi batido o record de participantes, com mais de 500 viaturas.

Para Gonçalo Lopes, vice-presidente do Município, o Leiria Sobre Rodas possui já um modelo consolidado que permite encarar as próximas edições com maior ambição, “Estamos no quinto ano, e julgo que podemos dizer com alguma segurança que o Leiria Sobre Rodas já está em velocidade cruzeiro”, afirmou, considerando que esta iniciativa contribui para a afirmação de Leiria como uma “cidade dinâmica, vibrante, com uma larga tradição no que diz respeito aos desportos motorizados”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.