Está à venda Aston Martin V8 Vantage Zagato que pertenceu a Rowan Atkinson

25/12/2021

Rowan Atkinson é um actor britânico mais conhecido por ter interpretado a icónica personagem de Mr. Bean e também do agente secreto trapalhão Johnny English. No entanto, para além da sua carreira de actor, Rowan é também um grande entusiasta de automóveis, tendo uma colecção de automóveis clássicos, assim como participa em competições de clássicos, sendo um piloto com largos anos de experiência.

A sua colecção contou também com um raro Aston Martin V8 Vantage Zagato, do qual apenas 89 exemplares foram produzidos, 52 na carroçaria coupé e 37 na carroçaria descapotável. Mas, se um V8 Vantage Zagato já é raro, o de Rowan Atkinson é ainda mais especial e único.

Este V8 Vantage Zagato é considerado o mais rápido e potente de todos os exemplares produzidos. Foi vendido novo em 1986 através da Aston Birmingham. Rowan adquiriu este exemplar em 1998 e enviou-o para a Aston Martin Works, onde foi convertido para competir na categoria C2 Mildly Modified, da Aston Martin Owners Club, mantendo a sua cor original Gladiator Red. Foi utilizado por ele nessas competições durante uma década.

As alterações efectuadas pela Aston Martin Works, para o tornar num automóvel de competição, começou por retirar tudo o que não era necessário do interior. O motor, suspensão e travagem foram todos melhorados e alguns painéis foram substituídos por materiais mais leves, assim como os vidros laterais foram substituídos por acrílico. No total, foi retirado do automóvel cerca de 115 quilos, situando-se o seu peso nos 1.485 quilos. A segurança também foi reforçada com a adição do rollbar.

O motor Tadek Marek foi completamente reconstruído, segundo as especificações Nimrod X/R, que incluiu o sistema de injecção de combustível Weber Alpha. O motor V8 de 5,3 litros de cilindrada, passou a debitar 489cv às 7.000rpm e 558Nm de binário às 5.500rpm, ficando conhecido como 580XR. A suspensão recebeu amortecedores ajustáveis da Koni com molas Eibach e a travagem ficou a cargo de pinças da AP Racing, de oito pistões na frente e seis pistões na traseira, com discos flutuantes em ambos os eixos.

Após o utilizar nas provas do AMOC, Rowan vendeu o seu V8 Vantage Zagato e o seu novo dono adicionou alguns pormenores de conforto, como interior completo e ar condicionado, para o utilizar em estrada, mas tudo o resto se manteve inalterado.

Agora, este mesmo V8 Vantage Zagato, com o chassis número #20013, está à venda, através do stand Dylan Miles, no entanto, o seu preço ainda não é conhecido.