Foram vários os pilotos de renome que passaram pelos comandos do modelo, com Colin McRae, Richard Burns, Ari Vatanen e Carlos Sainz desde logo à cabeça. Um elemento que ficaria também para a história foi, claro está, a cor azul com jantes douradas que ficaram para sempre ligadas à marca das estrelas, devido à empresa de tabaco State Express 555 que patrocinava a equipa oficial – e cuja imagem gráfica permaneceu bem viva após a proibição da publicidade ao tabaco, através dos arranjos visuais que a Subaru realizou, sem desvirtuar o esquema original.
Para desenvolver os automóveis de rali, a Subaru contava com a ajuda da empresa britânica Prodrive de Dave Richards, inicialmente com os Subaru Legacy, em 1989, mas sem grande sucesso, até os primeiros Impreza chegarem em 1993.
No artigo de hoje encontramos um Subaru Impreza muito especial, pois foi o automóvel utilizado por Colin McRae para treinos de 1993 a 1996. Este “muleto” (palavra utilizada na gíria dos ralis para os automóveis utilizados apenas para o propósito de treinar) tem a matrícula M528 UWL e foi dos primeiros Impreza construídos pela Prodrive, uma vez que tem o chassis número 002.
Encontra-se agora à venda na plataforma Race Cars Direct, localizada em Bolonha, Itália. O preço pedido é de 470 mil euros. Juntamente com este Impreza segue também o kit de terra original da Prodrive e toda a documentação britânica, que inclui as matrículas com que o modelo nasceu.
Fotografias: Race Cars Direct