Este Gillig Model 590 recebeu uma segunda vida como transportador clássico da Porsche

14/04/2022

A Gillig é uma empresa americana fundada, em 1890, na Califórnia por Jacob Gillig. Inicialmente focava-se na produção de carroças, passando para a produção de camiões e autocarros, estando ainda em actividade nos dias de hoje, fazendo com que seja a empresa de autocarros mais antiga, ainda em actividade, dos EUA.

Presente neste artigo está um Gillig Model 590 de 1963, que foi totalmente restaurado em 2016, apresentando agora a decoração das transportadoras da Porsche dos anos 60. Antes do restauro, este Model 590 estava num estado algo degradado, pois esteve vários anos ao abandono.

O restauro foi um pouco moroso, pois tudo foi desmontado para receber o tratamento merecido. A carroçaria foi praticamente toda reconstruída em alumínio e recebeu umas jantes Budd específicas para este modelo. Apesar de tudo ser feito tendo em conta a sua época, várias funcionalidades foram adicionadas, para aumentar o conforto, como ar condicionado, geradores diesel Cummins Onan, câmaras de marcha atrás e laterais.

Está equipado com um motor de seis cilindros em linha Detroit Diesel 6-71 a dois tempos, com turbo e compressor volumétrico, de 7,0 litros de cilindrada, que também foi todo reconstruído, acoplado a uma caixa automática Allison.

No passado dia 20 de Março, foi levado a leilão pela plataforma da Bring A Trailer, sendo vendida por 340 mil dólares, cerca de 308 mil euros. É sem dúvida uma fantástica adição a qualquer colecção Porsche, principalmente para transportar os automóveis clássicos para exposições ou corridas.