Eugénio Santos, uma referência no desenho técnico e ilustração à escala dos transportes em Portugal

04/03/2023

Eugénio Santos, natural de Faro, dedica uma parcela da sua vida à representação gráfica do mundo dos transportes em Portugal, sendo considerado uma referência no desenho técnico e ilustração à escala, especificamente de veículos pesados.

Mudou-se em 1991 para o Funchal e, apesar de ser entusiasta de comboios desde criança, foi na Madeira que começou a ganhar interesse pelos navios de cruzeiro e autocarros. Foi também aí que se licenciou em design gráfico no Instituto Superior de Arte e Design da Madeira.

No seu currículo artístico é de salientar a autoria dos mapas turísticos da Madeira e Porto Santo. Em 2008 e 2009 participou respectivamente como ilustrador nos livros “Madeira Arca de Tesouros” de Fátima Veríssimo e “Funchal Promessa de Vida” de António Castro. Na temática dos transportes, em 1993 foi um dos sócios fundadores do Clube de Entusiastas de Navios e autor do respectivo logotipo. Em 2011 desenhou os perfis dos cacilheiros para o livro “De Lisboa à Outra Banda” de Luís Miguel Correia e participou com o design gráfico e paginação na Revista Cruzeiros.

Na área ferroviária é de destacar, em 2010, o lançamento do livro da sua autoria: “Caminho de Ferro Mineiro do Lena” e em 2018 um conjunto de 36 desenhos técnicos à escala incluídos no livro sobre as “Automotoras Nohab em Portugal” de João Cunha. Em 2017, após dois anos de trabalho apurado, editou o livro “Empresa de Automóveis do Caniço, Lda., 80 Anos de História”. 2017 foi também ano de modelismo à escala, sendo de destacar a miniatura da estação do Pombal do Comboio do Monte e a participação no certame de modelismo à escala, Locomodels 2017 em Alverca, com uma colecção de posters dedicados aos transportes ferroviários e rodoviários. 2018 ficou marcado por novos desafios com o início da colecção de desenhos de perfis de aviões e publicação de artigos sobre a história dos transportes na Madeira, no website “Gnose”.

Os anos de 2019 a 2022 são marcados com a edição de três livros de temática ferroviária: “Composições Ferroviárias a Sul do Tejo pós-1975”, “Composições Ferroviárias entre Tejo e Douro pós-1975” e “Composições Ferroviárias do Minho e Douro + Vias Estreitas pós-1975”. O conjunto destas três obras permitiu reunir um acervo único do género, de mais de 2000 perfis de composições ferroviárias em Portugal.

Actualmente, Eugénio Santos está a preparar o lançamento do livro dedicado aos 120 anos dos Autocarros em Portugal, onde reúne cerca de 200 desenhos que ilustram a evolução do transporte colectivo de passageiros no nosso país, que irá muito em breve ser disponibilizado para compra em modo de pré-encomenda.

Como o próprio o diz “Gostaria de ter jovens seguidores, que se dedicassem como eu, à ilustração técnica à escala. Uma maneira de preservar com rigor os transportes do passado e do presente, para memória das gerações futuras. Desta vida não levamos nada, ficando apenas o legado da nossa passagem por este mundo. E é isso que pretendo deixar, um acervo de imagens que documentam parte da história dos transportes em Portugal.”