Exemplar único do Alfa Romeo Alfasud TI Bimotore 4×4 vai a leilão

28/01/2021

O Alfa Romeo Alfasud foi concebido para ser o modelo de entrada na gama da marca italiana, lançado em 1971, sendo um dos modelos de maior sucesso para a Alfa Romeo. Durante a sua vida foi submetido a dois facelift, em 1977 e em 1980, terminando a produção em 1983.

Apesar de pouco conhecido no mundo da competição, a Alfa Romeo desenvolveu uma versão desportiva do modelo, o Alfasud TI, que significa Turismo Internazionale. Além disso, serviu de base para um troféu monomarca, que se iniciou em 1975, inicialmente como troféu nacional, passando, posteriormente, para troféu europeu.

Mas, o que nos traz aqui hoje é o Alfa Romeo Alfasud TI Bimotore 4×4 que, tal como o nome indica, está equipado com dois motores, um na frente e outro na traseira, desenvolvido por Gianfranco Mantovani, conhecido por Wainer, que tinha uma empresa de preparação de automóveis de competição, sempre ligada à Alfa Romeo, pois trabalhou de perto com a Autodelta e com o seu fundador, Carlo Chiti.

O Alfasud TI Bimotore 4×4 foi terminado em 1977, utilizando como base um Alfasud TI 1.2 que, originalmente, estava equipado com um motor de quatro cilindros boxer e carburador Weber para debitar 67cv, acoplado a uma caixa de cinco velocidades. O que Wainer fez foi aplicar um motor idêntico na traseira, no lugar dos bancos de trás, para dar potência às rodas traseiras. Ambos os motores poderiam operar separadamente e debitavam, cada um, 79cv. As caixas de velocidades eram operadas pela mesma alavanca, assim como a embraiagem era operada por um único pedal.

Exteriormente, foram aplicadas duas entradas de ar nos painéis traseiros, para canalizar o ar para o motor que estava colocado na traseira. Como este Alfasud Bimotore foi desenvolvido com as provas de todo-o-terreno em mente, estas entradas de ar poderiam ser retiradas e tapadas, de modo a não entrar poeira para o motor.

Com os dois motores operacionais, atingia os 100 km/h em 8,2 segundos e uma velocidade máxima de 215 km/h. Infelizmente, o automóvel nunca competiu, somente foi testado na neve, como demonstram as fotografias da época. Agora, a RM Sotheby’s irá levar esta relíquia a leilão, no próximo dia 13 de Fevereiro, em Paris, sem um valor estimado. É um raro acontecimento de poder adquirir algo único e muito bem preservado.