Tom Tjaarda foi “pai” de alguns dos automóveis mais bonitos do mundo, como o De Tomaso Pantera, Ford Maverick e Fiat 124 Spider. Faleceu com 82 anos na Itália no passado dia 1 de Junho devido a um cancro.

Stevens Thompson Tjaarda Van Sterkenberg nasceu em Detroit a 23 de Julho de 1934. Filho do designer de renome Joop Tjaarda van Starkenburg, que adoptou o nome de John Tjaarda quando chegou aos EUA em 1923, desde cedo que Tom conviveu de perto com o mundo do design de automóveis, apesar de em 1939 os pais se terem divorciado.

Foi 1958 que Tom concluiu os seus estudos em arquitectura na Universidade de Michigan e que deu início à sua carreira. Seguiu o conselho de um seus professores que sugeriu que trabalhasse para a Carrozzeria Ghia,conceituado estúdio de design de automóveis italiano, e mudou-se de malas e bagagens para Turim, onde desenhou o Innocenti 950.

Battista “Pinin” Farina reparou no talento de Tjaarda e em 1961 convidou-o a trabalhar no seu estúdio. Durante esta época, surgiram modelos como o Fiat 124 Spider, o Ferrari 365 California e o Chevrolet Corvette Rondine, o único Corvette a ter carroçaria de aço.

Voltou a trabalhar para a Ghia em 1968 para desenhou o De Tomaso Pantera e o Maverick. Coincidência ou não, a Ford acabou por comprar a Ghia em 1970 e, mais tarde, Tjaarda tornou-se o criador do primeiro Ford Fiesta.

Em 1977 tornou-se consultor de design da Fiat até à abertura da sua própria empresa: a Dimensione Design, em 1984. Mais tarde, a empresa mudou de nome e passou a ser Tjaarda Design. Nos últimos anos da sua carreira, o designer era jurado em diversos concursos de clássicos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.