Fiat Bartoletti Tipo 306/2, a transportadora que serviu as corridas e o cinema

03/08/2019

Em 1959, o britânico Lance Reventlow encomendou uma transportadora de automóveis à Carrozzeria Bartoletti, para transportar os seus Scarab de Fórmula 1. A história da Carrozzeria Bartoletti remonta a 1873, quando Ermenegildo Bartoletti fundou a empresa, para o fabrico de carruagens e carroças, no entanto, a sua fábrica, que ficava a uma hora de Modena, iria ser destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

De modo a recuperar iniciou a transformação de veículos comerciais, produzindo várias transportadoras para a Ferrari e Maserati. Para a primeira equipa americana de Fórmula 1, a Scarab, a Bartoletti construiu uma transportadora com base num chassis do autocarro Fiat Tipo 306/2, a segunda geração do Tipo 306, lançada em 1959. A Scarab só competiu parte da temporada de 1960 e, após a sua retirada, este Fiat 306/2 passou a ser utilizado pela Team Lotus.

Após ser utilizado pela Lotus, este camião voltou para a fábrica da Bartoletti, em Forli, para ser preparado para outra equipa americana de Fórmula 1, a America Camoradi. Originalmente, só estava equipado com dois eixos e aquando da preparação na fábrica, recebe o terceiro eixo, para, deste modo, poder transportar os novos automóveis, mais largos e pesados que os anteriores. No entanto, a America Camoradi teve problemas financeiros e não pode pagar a transformação. Em 1964 o Fiat Tipo 306/2 Transporter volta para o mundo motorizado, pintado na cor Princess Blue da Ford, ao serviço da Shelby, que o utiliza para transportar os Cobra e os Daytona nas competições europeias.

De 1965 a 1967, o Fiat passou a estar ao serviço da Alan Mann Racing, pois foi essa equipa que ficou responsável por fazer competir os Cobra e os GT40 na Europa, utilizando agora um novo azul, denominado Guardsmen Blue. Após a tentativa falhada da compra da Ferrari pela Ford, esta não queria utilizar nada que fosse italiano, sendo que, vendeu o transportador à John Woolfe Racing. Mas Woolfe teve bastantes problemas com o camião e vendeu-o a David Piper, que o pintou na sua cor característica, o verde.

Piper só o utilizou durante um ano e emprestou-o à produção do filme Le Mans, de Steve McQueen, aparecendo em várias cenas e em diferentes cores. Após ser utilizado no filme, o camião Fiat passou a fazer parte da JCB Historic, equipa de competição de Anthony Bamford.

Em 1982 foi vendido a Michael Shoen, levando-o para os EUA, utilizando-o em eventos de clássicos com a decoração da Ferrari. Devido a complicações familiares, Shoen levou o camião para o deserto do Arizona, onde permaneceu durante anos, até que o coleccionador da Scarab, Don Orosco o encontrou em 2006 num estado lastimoso, e o adquiriu. O restaurou durou dois anos e custou mais de 600 mil dólares. Um dos grandes obstáculos é que a Bartoletti produziu várias peças únicas para este camião, fazendo com que Orosco as tivesse que as reproduzir, para tornar o Tipo 306/2 funcional.

O motor Leyland, de seis cilindros em linha turbo-diesel não correspondia ao que estava montado em 1960, já que esse era da Fiat. Mas foi mantido, pois este motor foi montado algures na década de 60 e respeita a originalidade da decoração.

Hoje o Fiat Bartoletti Tipo 306/2 Transporter goza de um notável estatuto de clássico, animando qualquer evento de clássicos por esse mundo fora, agora a usufruir da sua reforma merecida, já que foi um camião muito atarefado. Ficou também conhecido por Scarab ou por Shelby Transporter. Esteve no activo quase três décadas, desde do início dos anos 60, até ao final da década de 80, tendo um significado enorme para o desporto motorizado, sem nunca ter participado directamente nele.

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