Fiat Oltre, o Hummer italiano que nunca chegou ao mercado

04/07/2019

O Fiat Oltre, também conhecido como Oltre-Fiat, foi apresentado em 2005 no Salão Automóvel de Bolonha. O modelo foi desenvolvido para confirmar a excelência tecnológica do Grupo Fiat, mesmo em veículos todo-o-terreno de grandes dimensões e de luxo, mas nunca chegou à fase de produção.

Este automóvel deriva do Iveco LMV (Light Multirole Vehicle), um veículo todo-o-terreno militar que incorpora tecnologia de ponta, e que venceu o FCLV (Future Command and Liaison Vehicle) para o Exército Britânico e também para o Italiano. Este protótipo tem dimensões bastante generosas, com um comprimento de 4870 mm, 2050 mm de altura, uma largura de 2200mm e uma distância entre eixos de 3230mm. Tem um estilo exuberante, desenvolvido em torno de uma silhueta com os guarda-lamas rectos. Os puxadores das portas foram embutidos, para não causar qualquer transtorno quando está fora de estrada. O design realça a personalidade prática do automóvel, mas foram levadas ao extremo, como os vidros azuis.

É uma versão “Crew-Cab”, ou seja, cabina dupla e caixa aberta, que obtém o melhor balanço entre o sentimento de dominar o terreno, dentro da confortável cabine, e a personalidade espartana de uma pick-up para uma expedição pura. A estrutura tubular por cima da cabine aumenta a solidez do automóvel, tendo ainda um rollbar dentro do habitáculo. Finalmente, o guarda-sol ajustável no tejadilho, por cima do pára-brisas, aumenta o dinamismo do tejadilho e recria a típica estrutura usada nos veículos que atravessam desertos. O Oltre claramente tem poder e solidez, tendo todas as funcionalidades do veículo militar, começando pela tracção 4×4 permanente, assegurando que pode atacar qualquer obstáculo pelo caminho. O mérito vai também para a grande distância ao solo, de 500 mm, a suspensão independente de alta eficiência, com molas helicoidais e amortecedores coaxiais.

A extraordinária capacidade de explorar é realçada pelo facto do bloqueio dos diferenciais é feito automaticamente, quando é necessário. Podem ser bloqueados os três diferenciais, através de um sistema que garante uma excelente aderência em todas as condições. Graças a estas soluções, o Oltre pode atravessar zonas com um gradiente lateral de mais de 40% e longitudinais de 80%. Pode também atravessar água até 85 cm de profundidade, que pode subir até os 1.5 m se for instalada uma entrada de ar especial e uma extensão do tubo de escape. Este protótipo está equipado com pneus especiais, de alta performance, com índice de velocidade V e baixo perfil Pirelli Scorpion Zero Asimmetrico, na medida 315/40R26 XL, com jantes cromadas de 26”.

Está equipado com um motor diesel Iveco F1C 16v com injecção common rail, turbo de geometria variável e intercooler. O motor de quatro cilindros em linha, tem 3.0 litros (2998 cc) de cilindrada e debita uma potência de 185 cv às 3700 rpm e um binário de 456 Nm às 1800 rpm, combinada com uma caixa de seis velocidades automática, tendo uma velocidade máxima que ultrapassa os 130 km/h. O peso bruto é de cerca de sete toneladas e o peso do veículo é de 4000 Kg, podendo sentar quatro ou cinco pessoas, dependendo da disposição do interior, com uma capacidade de carga de três toneladas. O interior conta com acabamentos em pele de alta qualidade azul e branca e ainda com quatro baquets e cinto de quatro pontos Sabelt para o condutor e sistema multimédia. Os controlos estão dispostos todos junto do condutor, no tablier, para ser mais fácil de usar, inspirado no veículo militar. Esteve veículo conta ainda com uma antena parabólica incorporada.

Este protótipo tem um design muito semelhante ao Hummer e o que distingue os dois é o facto do Fiat não ter chegado à fase de produção. Certos pormenores foram alterados, possivelmente para o Oltre poder receber matrícula, como as jantes, que foram substituídas por umas mais robustas e ideais para o todo-o-terreno.

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