Ford Bronco de Jenson Button vendido por quase 150 mil euros em leilão

09/02/2022

O Ford Bronco, lançado em Agosto de 1965, foi o primeiro SUV produzido pela marca americana para competir com o Jeep CJ-5, o International Harvester Scout e o Toyota Land Cruiser. Foi desenvolvido pela mesma equipa do Ford Mustang e a sua produção terminou em 1996, através de cinco gerações, até ser relançado em 2021.

A primeira geração do Bronco esteve em produção até 1977 e o seu chassis era específico do modelo, não sendo partilhado com mais nenhum modelo do grupo. Inicialmente estava disponível com um motor de seis cilindros em linha de 2,8 litros de cilindrada e 105cv, extraído do Ford Falcon. Em Março de 1966 passou a contar também com o motor V8 289, de 4,7 litros e 200cv. Em 1969, o motor V8 foi alargado para os 4,9 litros de cilindrada, mantendo-se assim até ao final de produção. Em 1973 o motor de seis cilindros é também alargado e passa para os 3,3 litros de cilindrada.

Inicialmente, os motores estavam apenas acoplados a uma caixa manual de três velocidades, aparecendo uma automática, com o mesmo número de relações, em 1973. Para salvar custos de produção, a Ford apenas produziu a primeira geração do Bronco com tracção integral.

Ao longo dos últimos anos, os Ford Bronco da primeira geração têm visto a sua procura aumentar, o que levou a própria Ford a relançar o modelo com um design retro. No entanto, o exemplar presente neste artigo é ainda mais especial, pois pertenceu ao piloto e Campeão do Mundo de Fórmula 1, Jenson Button.

Este Bronco foi bastante alterado, seguindo o estilo de restomod, estando equipado com o motor de topo, o V8 302 de 4,9 litros de cilindrada, sendo melhorado, com injecção Fitech, filtro Edelbrock e ignição da MSD. A potência de 300cv é enviada para as quatro rodas, através de uma caixa automática de três velocidades. A suspensão foi alterada, para ficar com uma diferença maior para o solo, estando equipado com amortecedores Bilstein. A travagem foi também melhorada, com pinças da Wilwood, assim como a direcção, que recebeu uma caixa da Borgeson.

Foram montadas jantes Method de 17” com pneus BF Goodrich All Terrain de 35”, para colmatar o aspecto exterior, em conjunto com os faróis adicionais KC e a cor Dark Blue. O interior também foi todo refeito, com a introdução de sistemas mais recentes, como o sistema de som da Kenwood. Os bancos são os originais, mas foram estufados em pele creme e na traseira recebeu uma rollcage.

Desde que Jenson Button adquiriu e reconstruiu este Bronco, percorreu apenas 170 milhas, cerca de 273 quilómetros. No passado dia 21 de Janeiro, este Bronco foi vendido em leilão, na plataforma da Collecting Cars, por 166 mil dólares, cerca de 146 mil euros.